Política : INCENTIVO
Enviado por alexandre em 08/07/2015 19:00:39


Agroindústria Familiar uma realidade que tem o apoio do Governo do Estado de Rondônia
O Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove), implantado pelo Governo do Estado de Rondônia no ano de 2012 é parte de uma estratégia de desenvolvimento que está sendo implementada na gestão do governador Confúcio Moura. Com o Prove, o governo do Estado legaliza toda a documentação das agroindústrias, que podem tirar o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e o Selo de Inspeção Federal (SIF). Com essas certificações, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional.

E dentro desta temática de desenvolvimento sustentável agregando valores que o governo do Estado vem cada vez mais apoiando este seguimento da economia que são as agroindústrias familiares. Dando suporte técnico operacional a Secretaria Regional de Governo de Ouro Preto do Oeste através da sua titular Maria Araújo de Oliveira esteve visitando esta semana duas agroindústrias do seguimento familiar que foram ianguradas há menos de dois anos beneficiadas pelo PROVE a primeira visitada foi o Laticínio Unirlac proprietários Nilson Martins de Oliveira e Reginaldo Lopes de Oliveira localizado na RO 470 (conhecida como Linha 81) Linha 36, KM 01, lote 03, Gleba 20, sitio Paulista, zona rural de Nova União. E segunda foi Agroindústria Familiar Rirr mini usina de beneficiamento de leite, localizada na RO 470 KM 04, lote 25- C, gleba 15, zona rural de Ouro Preto do Oeste.

Para o agricultor Reginaldo Lopes de Oliveira o governo do Estado vem tendo um papel importante para o desenvolvimento do Laticínio que emprega quase que na sua totalidade mão – de- obra da própria família. “Já fomos contemplados com diversos maquinários por meio do governo do Estado o que prova ser um aliado dos agricultores com ações verdadeiras que visa o fortalecimento da nossa economia. E desde a inauguração que o nosso laticínio vem tendo apoio do governo do Estado através da Secretaria Regional de Governo de Ouro Preto do Oeste”, asseverou o agricultor que beneficia diariamente cerca de 3 mil litros de leite com uma produção de queijo que pode alcançar até 300 kg.
O produtor Roberto da Silveira disse que o seu projeto de beneficiar leite só saiu do papel quando procurou a Secretaria Regional de Governo de Ouro Preto do Oeste que de pronto apoiou o referido projeto tornando uma realidade. Atualmente o leite integral pasteurizado é comercializado nos mercados da região e entregue em algumas escolas.

De acordo com a secretaria regional de Governo Maria Araujo o Governo do Estado busca apoiar a legalização e a implantação de agroindústrias familiares que produzem e comercializam alimentos que chegam à mesa dos consumidores. A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares vem se constituindo em uma importante alternativa de renda no meio rural. Produtores utilizam a força do trabalho familiar e a matéria-prima própria, ficando assim independentes dos complexos industriais. Além disso, ocorre a descentralização e a diversificação da produção, promovendo o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e a oferta de produtos diferenciados e de qualidade a população.

“Este programa voltado às agroindústrias familiares busca proporcionar condições favoráveis para a geração de trabalho e renda no meio rural, contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias rurais. Estamos constantemente em contato com as agroindústrias para auxiliar no seu desenvolvimento, para dizer que o governo do Estado está presente apoiando este importante seguimento da nossa economia”, pontuou a secretaria.


ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia