Regionais : Fachin: delação premiada não pode ser prova
Enviado por alexandre em 14/06/2015 11:59:55

Fachin: delação premiada não pode ser prova

A delação premiada não pode ser considerada como prova, mas como um indício que deverá ser apurado. A opinião é do professor Luiz Edson Fachin, que será empossado ministro do Supremo Tribunal Federal na próxima terça-feira (16/6). Segundo noticiou o jornal Gazeta do Povo, que participou de uma conversa de Fachin com jornalistas paranaenses na manhã de sexta-feira (12/6), em Curitiba, o futuro ministro destacou a importância de manter o direito de presunção de inocência.

No evento, Fachin afirmou que mesmo diante da “inércia legislativa”, o juiz não pode tomar o lugar do legislador. Para ele, o destaque que o Supremo vem ganhando na sociedade é reflexo do crescimento do acesso aos direitos, intensificado com a promulgação da Constituição Federal.

Entre os preparativos feitos para assumir a cadeira na corte, Fachin disse aos jornalistas que está transferindo todos os compromissos estabelecidos nas terças, quartas e quintas-feiras, para ter os dias completamente dedicados ao tribunal. Afirmou que não deixará de comparecer a nenhuma sessão do Supremo.

No exercício de ministro, o professor afirmou ainda que pretende ser discreto, principalmente ao se relacionar com a impressa. “O juiz fala no processo”, afirmou. Segundo ele, suas posições serão conhecidas com as intervenções que ele fizer no Plenário e em seus votos.

A posse Fachin será dia 16 de junho, no Plenário do Supremo, às 16h. Em seguida, o ministro recém-empossado se dirige ao Salão Branco para receber os cumprimentos, onde também será executado o Hino Nacional. (Do site Consultor Jurídico)

Aécio: “Os ministros batem cabeça’’

Em encontro do PSDB em BH, senador voltou a criticar governo Dilma. Tucano disse que está esperando que Pimentel 'comece a governar'.

 Do G1 MG - Thaís Pimentel

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou neste sábado (13) que os tucanos estão "prontos" para voltar a governar o país e também o estado de Minas Gerais.

Em discurso durante convenção do PSDB mineiro, ele destacou a importância das eleições municipais de 2016 no estado para a disputa ao governo estadual e à Presidência da República em 2018."Estamos prontos para retomar o governo de Minas e o governo do Brasil", disse Aécio no palco do evento, realizado na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Ele afirmou que a convenção representa o "marco zero" da reorganização do partido no país. "É importante que, a partir de Minas Gerais, nós nos mostremos prontos para superar as dificuldades de hoje e construir o caminho para o futuro", completou.

Em todos os estados, o PSDB realiza encontros para escolher seus novos dirigentes regionais. Em Minas, o deputado federal Domingos Sávio foi eleito para substituir o colega Marcus Pestana.

Em boa parte do discurso e de uma entrevista a jornalistas, Aécio voltou suas críticas para o governo federal. Questionado sobre um possível relançamento da CPMF, tributo sobre transações financeiras para levar mais recursos para a saúde, Aécio disse: "Eu vejo que o Brasil não tem governo. Os ministros batem cabeça".

Era uma referência à declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta sexta, de que 
"não há perspectiva" de retorno da CPMF. A afirmação foi feita depois de o ministro da Saúde, Arthur Chioro, sugerir a volta do tributo durante o 5º Congresso do PT, em Salvador.

Aécio também comentou sobre o governo de Fernando Pimentel (PT), eleito no ano passado para administrar Minas após 12 anos do PSDB à frente do estado. O tucano disse estar "esperando que o governo comece a governar".

"A população brasileira e a mineira, em especial, assim como eu, esperamos que o governo comece a governar, cumpra os compromissos que assumiu com os mineiros", afirmou, listando em seguida projetos conduzidos no estado durante as gestões tucanas.

Os governos federal e de Minas informaram que não vão se pronunciar sobre as declarações do senador Aécio Neves.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia