Mais Notícias : Governo espera alívio político com CPI da CBF
Enviado por alexandre em 29/05/2015 09:33:21

Governo espera alívio político com CPI da CBF

Do blog do Kennedy

O governo espera conseguir alívio político com a criação da CPI do futebol no Senado, um efeito direto da investigação americana sobre corrupção na Fifa.

O Palácio do Planalto tem interesse nos trabalhos desta comissão porque isso ajuda a diluir o noticiário negativo sobre o governo Dilma, sobretudo na parte econômica, e também a repercussão da Lava Jato.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já disse que a Polícia Federal também vai apurar ligações de brasileiros com os casos da investigação dos Estados Unidos sobre a Fifa. A ação rápida de Cardozo deve ser vista no contexto do interesse do governo na CPI e na investigação

A CPI do futebol poderá aprofundar questões que ficaram engavetadas na antiga CPI da Nike devido ao lobby feito à época por Ricardo Teixeira, que presidia a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Hoje, a entidade está mais desgastada do que há 15 anos, quando Teixeira conseguiu melar aquela CPI.


Presidente da CBF volta às pressas ao Brasil

Da Folha de S.Paulo –Leandro Colon e Marcel Rizzo

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, deixou a Suíça nesta quinta-feira (28). Como mandatário da CBF, o dirigente tem direito a voto no pleito.

A eleição presidencial da Fifa está marcada para esta sexta-feira (29), em Zurique. Blatter tem apenas um concorrente ao cargo: o príncipe jordaniano Ali Bin al-Hussein.

A saída do presidente da CBF surpreendeu a Fifa.

"Ele [Del Nero] informou à Fifa que retornou ao Brasil, mas não explicou os motivos", disse a assessoria de imprensa da Fifa.

Segundo a entidade, Del Nero pode designar outra pessoa para votar no lugar dele nesta sexta-feira (29) no pleito que escolhe o novo presidente.

Os outros dois representantes da CBF no Congresso, que viajaram à convite da CBF, são o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, e o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio.

José Maria Marin, que também integrava a delegação, é um dos presos acusados de esquema de corrupção para venda de direitos comerciais de eventos à empresas de marketing esportivo.

"O presidente Marco Polo Del Nero é uma pessoa inquieta e quer estar no Brasil próximo da sua diretoria neste momento", disse Rogério Caboclo, diretor-financeiro da CBF.

Caboclo disse que conversou nesta quinta (28) pela manhã com Del Nedro, e que ele ainda estava na Suíça. O diretor da CBF rejeitou o termo "fuga" para o retorno de Del Nero ao Brasil.

O mandatário da Uefa, o ex-jogador Michel Platini, disse que chegou a pedir para Blatter deixar a Fifa após escândalo.

PF vai investigar corrupção no futebol

Do Portal G1

A Polícia Federal abriu inquérito nesta quinta-feira (28) para apurar se foram cometidos no Brasil crimes ligados ao suposto esquema de corrupção no futebol investigado pelo serviço de inteligência norte-americano, o FBI, informou a assessoria do Ministério da Justiça. O inquérito foi instaurado por determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

Nesta quarta-feira (27), o FBI prendeu sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção no futebol. Entre os presos está o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.

Duas das linhas de investigação do FBI estão relacionadas com o futebol brasileiro. Uma delas apura suspeita de superfaturamento do contrato da CBF com uma empresa de fornecimento de material esportivo. Outra apura a compra de direitos de transmissão por agências de marketing esportivo de Copa América Centenária, edições da Copa América, Libertadores da América e Copa do Brasil.

Nesta quinta, foi lido no plenário do Senado o requerimento apresentado pelo senador Romário (PSB-RJ) para criação da CPI do Futebol. O objetivo será investigar a Confederação Brasileira de Futebo (CBF). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que, nesta sexta-feira (29), pedirá aos líderes partidários que indiquem os integrantes da CPI para que os trabalhos da comissão possam se iniciar "imediatamente".

Governo espera alívio político com CPI da CBF

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia