Policial : ARROCHANDO
Enviado por alexandre em 14/05/2015 23:43:00


ASSFAPOM repudia policiamento "suicida" imposta pelo comando geral PM
Em nome da Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia, por sua presidente em exercício, Ada Dantas, vem impetuosamente repudiar a modalidade de escala tipo “A”, ou seja, dois policiais em uma guarnição, que vem sendo executada no Estado, por determinação do Comando Geral da Policia Militar de Rondônia.

O fato é que devido à falta de efetivo na PM de Rondônia, o alto escalão reuniu-se e buscando causar uma sensação de segurança na sociedade, idealizou uma nova modalidade de policiamento, a chamada guarnição tipo “A”. Considerada uma forma perigosa e irresponsável de execução do serviço policial. Sobretudo, também não está sendo aceita por alguns comandantes, que têm medo de denunciar e com isso sofrer represálias.

“Sabemos que este tipo de policiamento é considerado “suicida”, ora, pois não há apoio necessário para o atendimento da ocorrência.” Ressaltou Ada.


O exemplo enfatizado pela presidente da associação dá-se pelo seguinte caso:

Imagine um policial militar na função de motorista em uma viatura policial, juntamente com apenas um patrulheiro. Em uma atitude suspeita, a guarnição decide por abordar suspeitos em um carro. Então, o patrulheiro da guarnição, desce do veículo e o outro policial (motorista) permanece ao volante, para devidas cautelas. É neste momento, que o terceiro componente deveria está no apoio da ocorrência. Porém, com essa modalidade de guarnição tipo “A”, não ocorrerá.

Deste modo, essa determinação gera tanto a insegurança da execução do serviço policial, em sua integridade física, quanto de todos os envolvidos na ocorrência.

Ada clama por socorro pelos policiais e seus familiares, que seja revisto a modalidade de policiamento, e afirma que Segurança Pública é coisa séria e deve ter uma atenção especial das Autoridades, pois a problemática nesse momento é a falta de efetivo e não forma de policiamento.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia