Mais Notícias : PF versus MPF
Enviado por alexandre em 17/04/2015 10:01:30

PF versus MPF

Janot defende que apenas a PGR peça diligências

Janot defende que apenas a PGR peça diligências

A propósito, não foi à toa que os delegados começaram a colher depoimentos de investigados na Lava-Jato sem passar pela Procuradoria-Geral da República. Por trás disso, está mais uma disputa de competências entre procuradores e delegados.

Diante da manifestação de Teori Zavascki ao autorizar a abertura dos inquéritos da Lava-Jato, determinando que apenas o PGR deveria pedir as diligências (leia mais aqui), os delegados decidiram, sob orientação da cúpula da instituição, comprar a briga e começar a fase de interrogatórios sem esperar o Ministério Público.

Para defender seu ponto de vista, delegados citam o regimento interno do próprio STF, que fala na possibilidade de a autoridade policial também pedir diligências.

Rodrigo Janot defende o contrário e diz que seria exclusiva da PGR a competência de pedi-las.

Por Lauro Jardim

Costa e Janot

Costa: conversa com Janot

Costa: conversa com Janot

Primeiro político investigado na Lava-Jato a depor, há duas semanas, Humberto Costa pediu uma audiência com Rodrigo Janot dois dias após o depoimento à Polícia Federal. Queria reiterar o que disse na tribuna do Senado ao saber que era alvo de um inquérito: estava à disposição dos investigadores, mas pedia celeridade no caso. Afinal, estar sob suspeita pode ser fatal para um político.

Ao introduzir a conversa e dizer que havia sido ouvido pela PF dias antes, Costa surpreendeu-se com a reação do procurador-geral.

Janot disse que não sabia que a PF começara a colher os depoimentos.

Por Lauro Jardim

Nova bandeira evangélica

Teixeira: cilada para os partidos de esquerda

Teixeira: cilada para os partidos de esquerda

O pastor Ezequiel Teixeira conseguiu aprovar ontem, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a criação de uma subcomissão para apurar casos de violações em favelas tendo como vítimas cidadãos comuns e policiais.

Articulada com a bancada evangélica, a subcomissão criada por Teixeira atingiu três objetivos. Primeiro, eleitoral: atendeu seus eleitores, muitos de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro – onde fica o Complexo do Alemão.

O segundo objetivo era agradar os policiais e alfinetar defensores de direitos humanos. Ao incluir o tema da morte dos policiais, discussão muito cobrada pela categoria, que os acusa de ignorarem os riscos que os agentes correm.

Finalmente, o terceiro e mais forte objetivo era político: tentar se apropriar de uma bandeira que há décadas era exclusiva de partidos de esquerda.

Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia