Mais Notícias : Um imperador entediado
Enviado por alexandre em 06/04/2015 08:54:23

Um imperador entediado

bilhete

O bilhete de D. Pedro II ao Marquês de Sapucaí, na Fundação Biblioteca Nacional (clique para aumentar)

A impaciência de Dilma Rousseff no trato com políticos não é inédita entre os mandatários brasileiros. Depois de uma reunião de Estado no Segundo Reinado (1840-1889), um entediado D. Pedro II colocou no papel seu descontentamento com conselheiros “que só desejavam mostrar eloquência e retórica”.

Como mostra a Revista de História da Biblioteca Nacional que chega às bancas na segunda-feira, o imperador carregou a pena nas críticas a seus interlocutores. Escreveu D. Pedro II, em um bilhete a seu amigo Marquês de Sapucaí:

– Todos querem ostentar conhecimentos, e por isso se leva uma manhã sem maior proveito. Parece-me que tirei 24 manhãs ao ano de trabalho, querendo empregá-las com utilidade para o meu Império. Logo previ, quando se falou do Conselho de Estado, que pouco farão 12 homens de pretensão, e de língua, que não pode estar imóvel. Tanta é a instrução, que transborda e encende de tal modo que não se pode tomar fé.

Durante os maçantes encontros com conselheiros do Império, Pedro II usava desenhos e rabiscos como distração.

rabiscos

Os rabiscos imperiais, na Fundação Biblioteca Nacional (clique para aumentar)

Por Lauro Jardim

Dívida campeã

Itaquerão: problemas ainda se solução

Itaquerão: problemas ainda sem solução

O tempo passa, o tempo voa, e o Corinthians continua enrolado com o Itaquerão. Só com a Odebrecht a dívida é de 395 milhões de reais. Desse total, 80 milhões de reais são de juros.

Por Lauro Jardim

Amazon avança

Kindle

Amazon quer deslanchar vendas do Kindle

A Amazon fará a sua maior aposta para expandir a venda do Kindle desde a tímida estreia no Brasil, em 2013. Vai praticamente dobrar o número de pontos de venda do leitor digital – hoje, é possível comprá-lo apenas em 91 locais.

A Amazon fechou um acordo para vender o aparelho nos 49 supermercados do Carrefour e está prestes a fechar com mais 30 lojas do Ponto Frio e das Casas Bahia.

Por Lauro Jardim

Presidente da Apex demite cabeleireira de Dilma

Dilma: cabeleireira demitida

Dilma: cabeleireira demitida

O novo presidente da Apex, David Barione, fez onze demissões na agência, incluindo duas funcionárias que eram ligadas ao PT. Saíram Márcia Westphalen, uma das cabeleireiras de Dilma na campanha de 2010, e Edna Moura, secretária que é amiga de Alessando Teixeira, que presidiou o órgão.

Edna já está lotada na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), hoje presidida por Teixeira.

Mas Barione preservou pesos pesados empregados na Apex. Continuam lá Hipólito Gaspar, da Apex em Cuba, indicado por José Dirceu; Mônica Zerbinato, que foi secretária de Lula durante 13 anos, e Telma Feher, que foi assessora de José Dirceu.

Os três, no entanto, estão em processo de fritura.

Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia