Regionais : Novo Ministro da Pátria Educadora por: Luiz Carlos Polini
Enviado por alexandre em 28/03/2015 23:39:42


RENATO JANINE RIBEIRO, é Professor Doutor titular de Ética e Filosofia Política na USP- Universidade de São Paulo. Sua pesquisa inicial tratou do filósofo inglês Thomas Hobbes, a quem dedicou seu mestrado (Sorbonne, 1973) e seu doutorado (USP, 1984). Desde vários anos se tem interessado em pensar uma filosofia política que leve em conta sociedades ocidentais "dissidentes", como a brasileira e outras de Terceiro Mundo, que dão maior importância ao afeto na vida pública. Entre seus principais interesses, estão a natureza teatral da representação política e as dificuldades na construção da democracia no Brasil.

A Presidente da República anunciou nesta sexta-feira 27 que ele assumirá a pasta do Ministério da Educação – MEC, ocupando a vaga deixada por Cid Gomes, que na semana passada, depois de um intenso ato de divergência principalmente com o presidente da Câmara dos Deputados o então ministro acusou outros deputados de serem achacadores e oportunistas.
Ribeiro já publicou os livros A Marca do Leviatã e Ao Leitor Sem Medo.

Ribeiro também escreveu ainda ensaios sobre filosofia política focando a realidade brasileira. Ele venceu o Prêmio Jabuti em 2001 com a obra A Sociedade Contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil. O filósofo tem ainda publicações que tratam de democracia, da relação da universidade com a sociedade e sobre a forma de fazer política em geral. Ao todo Ribeiro tem 18 livros editados, além de ensaios e artigos em publicações científicas.

No serviço público, além de ter sido aprovado no concurso para professor da USP, Janine atuou como membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1993-1997), do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Além disso, foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), segundo informações do Palácio do Planalto.

Ribeiro fez mestrado na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. O novo ministro foi convidado hoje pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o cargo e tomará posse no dia 6 de abril. É notório que possui um exímio currículo, e que tem total capacidade de estar à frente deste desafio que vem há anos deixando a desejar a nossa sociedade. Destaco que, com o lema de sermos uma “Pátria Educadora”, Renato Janine Ribeiro foi de fato uma tacada estratégica do executivo, com o intuito de sanar uma preocupação que se estende por demais setores que vem desmoralizando a imagem da Presidenta.

Luiz Carlos Polini
Colaborador do ouropretoonline
Graduado em Geografia e História
Especialista em Educação e Gestão Ambiental.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia