Brasil : TURISMO
Enviado por alexandre em 14/03/2015 21:49:59


Ouro Preto começa a despertar a vocação para o turismo sem a demagogia política

A luta foi demorada, mas agora existe uma grande possibilidade de que realmente Ouro Preto do Oeste se torne um grande centro turístico, sonho que teve início a mais de quatro anos e abortado por precipitações políticas.

Desta vez diferente, sem o envolvimento político, os empresários da cidade deixaram de sonhar com promessas e uniram-se para trabalhar com o que tem disponível, (“coisas que sempre estiveram visíveis e fazíamos questão de não enxergar, na esperança de que as promessas tornassem realidade”), que é o grande potencial do turismo agroecológico sustentável de nossa cidade.

No início despertou certas desconfianças, já que este grupo de empresários reuniram-se, sem dar alarde, criando “ou reativando uma associação já existente” de turismo, a ATAR (Associação de Turismo Agroecológico e de Reflorestamento de Rondônia), isso gerou comentários maldosos de que eles estavam tão somente querendo resolver seus próprios problemas.

Engana-se quem pensou isso, foi apenas uma estratégia inteligente de reunir primeiramente os que já estavam engajados, agora com a Associação devidamente regulamentada e dentro da lei, o objetivo é trazer a população junto, já que o projeto é amplo e voltado para o desenvolvimento turístico, onde, desde os vendedores de cachorros-quentes aos luxuosos resorts da grande região terão espaços garantidos.

A ideia é fundamentada na exploração do turismo sustentável e preservação de nossas belezas naturais, realizações dos eventos com a criação de um calendário oficial do município, visando alimentar a economia de Ouro Preto do Oeste da grande região.

A ATAR vai ser a responsável por toda a divulgação das atrações turísticas de toda a região, utilizando todos os mecanismos disponíveis da iniciativa pública e privada para impulsionar o setor.

A sede da associação, mediante prévio acordo com o executivo, autorizou uma área na praça dos 3 Coqueiros, esquina da Avenida Marechal Rondon com a Avenida Daniel Comboni, onde será destinada a instalação do CIT (Centro de Informações do Turista).

Cientes do grande desafio, a diretoria da ATAR não estão medindo esforços para que realmente tudo isso aconteça, o presidente da diretoria provisória, o empresário Alfredo Rodrigues da Silva proprietário do Graúna Resort Hotel com sua equipe, solicitaram junto ao MP (Ministério Público de Rondônia) em Ouro Preto, uma audiência pública para que fosse discutido a regularização da Unidade de Conservação do denominado “Parque do Morro Chico Mendes”, um dos locais mais conhecidos pelo seu alto potencial turístico.

Esta audiência ocorreu na última quinta-feira (12), no auditório da Promotoria de Justiça da cidade, a audiência conduzida pelos Promotores de Justiça Alba da Silva Lima e Matheus Kuhn Gonçalves, contou com participação de representantes de vários órgãos públicos do município e do estado.

Estavam presentes: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Associação de Turismo ATAR, além dos vereadores e da prefeita Joselita Araújo (PMDB) com seus secretariados ligados ao desenvolvimento, ainda contou com os prefeitos das cidades que formam a Grande Ouro Preto, gerente do Banco do Brasil, Maria Geralda “baluarte do turismo ouropretense”, outras autoridades representantes de associações, comerciantes, população e outros.

A promotora de Justiça deixou claro que pesar da ostentação do nome “Parque Municipal Chico Mendes”, “agora titulado tão somente como Morro Chico Mendes” não é legalmente reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o objetivo é adequar a área ao interesse social do uso sustentável, começando preferencialmente do zero.

Na audiência, ficou definida a realização de uma nova reunião que se dará no dia 30 de março, às 15 horas, para dar o pontapé inicial nos trabalhos de avaliações técnicas e das determinações dos procedimentos a serem seguidos, tudo conforme orientação do Ministério do Meio Ambiente e da Unidade de Conservação do Morro, de forma que esta área possa ser definitivamente regularizada.

Logo depois da audiência pública, todos foram convidados a comparecerem às 19h no Centro de Convenções do Graúna Resort Hotel, onde aconteceu uma produtiva reunião no sentido de traçar estratégias para agilizar o quanto mais rápido, todos os trâmites legais discutidos na audiência.

 Exibindo audiencia-publica-aufredo.jpg

Exibindo audiencia-publica-geralda-grente-bco-brasil.jpg

Exibindo audiencia-publica-joselita.jpg

Exibindo audiencia-publica-prefeitos.jpg

Exibindo centro-de-convencao-risort.jpg

 

Por: Wellington Gomes
Esporteenoticia.com / Mandatotransparente.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia