Mais Notícias : Dilma: País não tem dinheiro para jogar pela janela
Enviado por alexandre em 28/01/2015 10:03:00

Dilma: País não tem dinheiro para jogar pela janela

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (27) durante reunião ministerial que o governo não tem mais ''dinheiro para jogar pela janela''. A frase foi dita nas considerações finais da presidente.

"Então, como diz o ministro Guilherme Afif, sabemos que um boi se come por partes. Vamos comer o boi por partes então", afirmou a presidente.

Segundo relatos, a frase foi dita por Dilma quando a presidente explicava a necessidade dos ministérios de economizarem e combinarem os projetos novos que tiverem com a junta orçamentária do governo. A junta é composta por Casa Civil, Planejamento e Fazenda.

No início do ano, Dilma havia anunciado um corte temporário de R$ 22,7 bilhões em gastos não prioritários.

"Quero alertar os ministros que as restrições orçamentárias exigirão mais eficiência no gasto. Vamos fazer mais gastando menos", disse a presidente no encontro. (Da Folha de S.Paulo - Natuza Nery)


Dilma responde a ataques do PT ao reajuste fiscal

 Gerson Camarotti - (Blog)

A presidente Dilma Rousseff usou a reunião ministerial para fazer uma defesa enfática do ajuste fiscal e rebater ataques vindos, não só da oposição, mas principalmente de setores do PT e de movimentos sociais. Neste momento, Dilma tenta ganhar a batalha da comunicação depois de ficar em silêncio desde seu discurso de posse e sem conceder entrevista há mais de um mês.

Ela muda a linha do primeiro mandato e agora pede para que seus ministros falem sobre as ações de governo para desmentir o que ela classificou de "boatos". Internamente, Dilma tem sido alertada de que as medidas do ajuste fiscal das últimas semanas, que incluem aumento de impostos, redução de benefícios trabalhistas, além do aumento de juros, têm causado forte desconforto a sua base social e importantes lideranças petistas.

Por isso, Dilma fez hoje uma fala preventiva para justificar que as medidas tomadas, mesmo que impopulares, têm como objetivo maior garantir o que ela chamou de manutenção dos ganhos sociais. Para reforçar o seu argumento, ela voltou a utilizar a mesma estratégia de campanha de citar números consolidados dos três mandatos petistas desde 2003 e não apenas dados do seu primeiro governo.

A presidente aproveitou para chamar atenção para crise de abastecimento de água na região Sudeste, ressaltando que essa é uma atribuição dos estados. Mas falou de maneira superficial em relação à crise energética, essa sim uma atribuição do governo federal, e que vem ganhando manchetes nos jornais há mais de uma semana.

Sobre o esquema de corrupção na Petrobras, Dilma também repetiu discurso que já vinha adotando desde o período eleitoral. Tentar desvincular a estatal dos dirigentes responsáveis pelo desvio de recursos da empresa e recorrer ao Congresso Nacional para aprovar medidas de combate aos malfeitos.


Artigo especial

Curiosidades da crise grega

*Maurílio Ferreira Lima

Vivo em apto com água, luz, telefone, internet e tenho todos os equipamentos da vida moderna. Pode parecer crueldade chamar de curiosidade, certas coisas que acontecem com o povo grego, submetido ao jugo do FMI e da quadrilha de meliantes, que são os componentes do sistema financeiro internacional.

Leio na imprensa que 10% da população grega vive com velas e candeeiro quando ainda tem alguns trocados para compra-los. Suas casas estão às escuras porque a eletricidade foi cortada por falta de pagamento.

O novo governo de ultra esquerda do Siryza, decidiu mandar religar imediatamente a luz da população. Mandou fazer um levantamento do valor de todas as contas atrasadas e vai negociar esse montante com o FMI e bancos, responsáveis por essa barbaridade.

Como o novo governo só aceita pagar no máximo, em prestações de 30 anos, 20% da dívida bancária junto a engrenagem criminosa comandada pelo FMI, aumentou o salário mínimo e aposentadorias, a população passará ter dinheiro para pagar a conta luz.

Seria como se no Brasil 22 milhões de brasileiros, tivessem a luz cortada por falta de pagamento. Para qualquer um de nós seria inimaginável.

Por isso todas as pessoas decentes do mundo estão a favor do Syryza e do seu primeiro ministro Alex Tsipias.

* Ex-deputado federal

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia