Regionais : Cinquentões jaruenses farão viagem de moto para o Pacífico e Deserto do Atacama no Chile
Enviado por alexandre em 27/01/2015 11:09:16

Cinquentões jaruenses farão viagem de moto para o Pacífico e Deserto do Atacama no Chile

Os jaruenses Nereu Leandro de Moraes, contador, 55 anos de idade, e Ravaídes Pereira Campos, servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/Sucam), 56 anos, estão se preparando para mais uma aventura internacional sobre duas rodas. Eles vão de moto conhecer o Deserto do Atacama no Chile.

A dupla pertence ao grupo de motociclistas jaruense “Doidos por Estrada” e já participaram de diversas viagens em suas potentes motocicletas. Em abril do ano passado Nereu e Ravaídes, juntamente com o servidor público municipal Nilton Amado dos Santos, já haviam realizado uma viagem internacional, também de moto, para Machu Picchu no Peru.

O Deserto do Atacama está localizado na região Norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1.000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.

As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 mil habitantes e está a 2.400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, entre outros.

Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

Os aventureiros jaruenses vão também à Estrada da Morte, na Bolívia, ao Deserto de Sal em Uyuni, na Bolívia e no Oceano Pacífico, no Chile.

A partida da dupla de motociclistas jaruenses está prevista para acontecer no próximo domingo, dia 1º de fevereiro, e a viagem terá um percurso de ida e volta de mais de 7.000 Km.


Fonte:Anoticiamais





Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia