Justiça : ESQUEMA
Enviado por alexandre em 12/11/2014 20:53:41


Rondoncap fere direitos do consumidor e deve ser investigado
O que falta?

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira em 13 estados a Operação Trevo, que investiga quadrilhas que agiam através de loterias estaduais como “Pernambuco dá Sorte”, Amazonas dá Sorte”, Piauícap e outros nomes similares. Eles utilizam Oscips ou entidades afirmando que disponibilizam parte dos recursos arrecadados para ajudar essas entidades. A polícia descobriu que não é verdade. Aqui temos um esquema que opera nos mesmos moldes, chamado “Rondoncap” e “Rondoncap Sul”.

Por aqui

Eles alegam repassar o percentual dos títulos de capitalização para a federação das APAEs nacional. Eles vendem um título de capitalização, que funciona assim. Você compra o título, que te dá direito a um sorteio semanal. Porém, pela legislação, ao final do prazo de um ano, você deveria receber seu dinheiro de volta, corrigido. Mas não é o que acontece, o Rondoncap não te dá essa opção, eles afirmam repassar o seu dinheiro do título de capitalização para a APAE.

Nada contra

Ajudar uma entidade que faz tanto pelo país, mas porque repassar esse dinheiro para a federação das APAES e não para as APAES de Rondônia, que precisam tanto desses recursos? Qual o percentual que volta para cá? Quem faz esse controle?

Além do mais

Em passado bem recente o Ministério Público do Trabalho tentou processar a APLUB (empresa responsável pelo Rondoncap) por empregar mão de obra infantil. Os promotores tiveram uma dificuldade enorme em achar um responsável pelo tal Rondoncap. São várias empresas que se misturam numa confusão daquelas feitas para confundir mesmo, não achar ninguém quando a casa cai. Mas, esse barraco deve cair, e não vai demorar.

Esse esquema

É utilizado, como podemos ver, em praticamente todos os estados, muda-se o nome, mas o modus operandi é o mesmo. Ele já foi proibido em vários estados, porém, como no Brasil a turma sempre dá um jeitinho, eles vão procriando, com outros nomes, outras roupagens, outros personagens, mas a essência é a mesma. Por aqui ele deu cria, começou Rondoncap, mas atingia basicamente Porto Velho e região. Expandiram, criando o Rondoncap Sul, voltado a região central e sul do Estado. Com premiações atrativas a cada semana, vendem títulos feito água no deserto, mas precisam e devem ser fiscalizados, afinal, lidam com a fé pública. E deveriam dar a opção, ao comprador, de escolher, se quer ou não doar seu título para alguma entidade.

E como se trata

De dinheiro do comprador, caso a pessoa quisesse, poderia escolher para qual instituição ele vai doar, optando em uma lista. Dessa forma fica mais fácil saber se de fato, esse dinheiro está atendendo as instituições ou alguém está embolsando. Sem contar que, de acordo com as investigações da Polícia Federal nos outros estados, esse tipo de “loteria” está associada a outros delitos. Vamos aguardar.

Velhos hábitos

Na época em que presidiu a Assembleia Legislativa, Natanael Silva o fazia com “mãos de ferro”. Mantinha os deputados todos no cabresto, fazia sessões na madrugada e aprovava o que bem entendia. Foi numa dessas sessões que os parlamentares tiveram a brilhante idéia de inovar, eles resolveram alterar a constituição estadual (que já é uma bagunça) e modificaram o dispositivo que permitia a reeleição da Mesa Diretora antecipadamente. Foi isso que garantiu a permanência dele, Natanel, e de seu pupilo, Carlão de Oliveira, que o substituiu na sequência.

E ninguém é menino

Para não saber que a eleição da Mesa passa por uma série de conchavos e acertos, entre cargos e outros mimos (Valter Araújo chegou a dar apartamentos em troca de votos, segundo investigações da Polícia Federal). Pois bem, esse dispositivo, que não é ilegal, mas é no mínimo imoral, deveria ter sido alterado em sessão esta semana, mas os deputados, convenientemente, resolveram abster-se, e por falta de quórum, a proposta foi engavetada.

Evidente

Que utilizaram os mais nobres discursos, e propostas amalucadas, como querer proibir que os atuais membros da Mesa compusessem chapas na próxima disputa. Como já dissemos, a alternância é necessária, principalmente no Parlamento, que é a essência da democracia. Lamentável que tenha terminado dessa forma.

Falando em Mesa

Lúcia Theresa e Adelino Follador almoçavam juntos nesta terça-feira em um restauranta da Capital, situado próximo a Assembleia e tratavam dessa questão, Lúcia anda sonhando acordada com a possibilidade de ser a próxima presidente. Ela não será, mas está articulando para ser vice de Maurão de Carvalho. Se vai dar certo, é muito cedo para saber, mas a idéia é rifar o atual presidente, que também vem trabalhando para ser vice de Maurão. Resta saber se Maurão vai conseguir essa presidência, porque pelas coxias também tem muita gente trabalhando para conseguir essa vaga.

O governo

Vem tendo dificuldades em atender os pedidos de Lúcio Mosquini, ex-secretário de Obras e eleito deputado federal agora em outubro. Ele insiste em querer o controle do DER, mas o governo prometeu o comando do órgão para o deputado Lebrão, em troca dele desistir da disputa pela Mesa Diretora. Mosquini vem criando problemas e o Palácio não sabe o que fazer. Ele também vem tentando entrar no jogo da Assembleia, mas, por enquanto, não conseguiu espaço. Ainda.

Não costumo

Dar pitaco sobre política nacional, mas o caso envolvendo o governo Dilma e a Petrobrás é uma coisa sem precedentes na sem-vergonhice que tomou conta desse país. Foram desviados bilhões, os que foram presos estão conseguindo acordos de delação premiada e em breve estarão livre, leve, soltos e com milhões nos bolsos. O governo diz que é tudo invenção da “mídia golpista”, o povo já está anestesiado com tantos escândalos que beira o ridículo acompanhar mais esse. O país está a beira de um colapso em meio a tantas crises, mas para o governo “tá tudo bem”.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no http://www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Mulheres têm orgasmos mais intensos quando parceiro é engraçado e rico, diz estudo

Um homem que te faz rir pode te deixar muito feliz — e não só pelas boas piadas. Pelo menos esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Albany, nos Estados Unidos. Após interrogar estudantes universitárias sobre a sua vida sexual e as características de seus parceiros, os pesquisadores concluíram que quanto melhor o senso de humor do parceiro, mais chances elas têm de experimentar orgasmos intensos. Da mesma forma, o prazer também aumentaria de acordo com a autoestima e a renda familiar do homem. Conduzida pelo psicólogo George Gallup, a pesquisa levantou detalhes como medidas, personalidade e aparência dos parceiros das entrevistadas. A intensidade dos orgasmos também se relacionava com a frequência com que o casal tinha sexo durante a semana e em quão atraída por seu parceiro a mulher se sentia. Além disso, mulheres que começaram a vida sexual mais cedo revelaram ter tido mais parceiros e experimentado mais orgasmos. Elas também disseram estar mais satisfeita sexualmente com seus companheiros do que as demais.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia