Regionais : Afastar Nazif é piorar o que já está ruim
Enviado por alexandre em 29/10/2014 21:36:27

O contrato emergencial que iria garantir a bagatela de R$ 14 milhões a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos (coleta de lixo) foi literalmente para o lixo e de quebra ainda rendeu a demissão de Ricardo Fávaro, agora ex-secretário da Semusb. Porém, a Lara ainda tem esperança de reaver uma fatia desse bolo, quando, e se, um novo processo licitatório for aberto. É que o certame, deflagrado no final do mês de setembro, sofreu uma canetada do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wilber Coimbra, e acabou sendo direcionado ao Centro de Atividades Extrajudiciais (Caex), do Ministério Público Estadual, que está olhando os detalhes da dispensa de licitação.

Espichando

A prefeitura de Porto Velho deverá aditivar na próxima sexta-feira, dia 31, contrato com a Marquise, empresa que está há 20 anos no mercado fazendo o serviço de limpeza urbana do município. Essa renovação se deve em função da suspensão do processo licitatório de dispensa de licitação. Ao que tudo indica, a Marquise ficará por mais um bom tempo. Enquanto o processo do lixão não é deflagrado pelo prefeito Mauro Nazif, representantes da Lara ainda podem garantir no âmbito do Poder Judiciário a legalidade do processo de dispensa de licitação de R$ 14 milhões, emperrado pelo TCE e sob fiscalização do Ministério Público. Essa briga, pelo visto, vai longe. Resta saber como vai terminar.

Na Câmara

De Porto Velho, foi lido nesta quarta-feira o relatório que pede o afastamento do prefeito Mauro Nazif. Devido a confusão causada no plenário, a sessão foi suspensa. As denúncias contra o prefeito, na verdade, meio que perderam o sentido com a exoneração dos secretários que vinham causando problemas, entre elas Cristhian Camurça e o próprio Ricardo Fávaro.

Além do mais

Tem um detalhe bem interessante nessa história e que cabe uma pequena reflexão. Os vereadores querem afastar Nazif para que Dalton Di Franco assuma, é isso mesmo? Sinceramente, melhor o Mauro.

Outra

A cidade está tão complicada, temos tantos problemas que esse afastamento não vai trazer nenhum benefício a curto prazo. Teremos aquela lenga-lenga de “Câmara-afasta-justiça-reconduz”, e isso vai se perdurar por meses. O afastamento pela Câmara é um ato político, com raras exceções se baseia em argumentos técnicos que justifiquem o afastamento de um prefeito. Temos exemplos de sobra nesse Estado, o último deles aconteceu esta semana mesmo, quando o prefeito de Montenegro, Jair Miotto Júnior foi reconduzido pelo Tribunal de Justiça após ter sido afastado pela Câmara Municipal.

Nazif

Está longe de ter uma atuação que mereça elogios, mas para afastar o prefeito, a Câmara vai precisar de argumentos mais convincentes. Os propostos atualmente não são suficientes para justificar tal ato. Com a ascenção de Daniel Pereira ao cargo de vice-governador, e com planos bem definidos em relação a projetos futuros, o PSB vai querer fazer de Porto Velho uma vitrine para 2016 (reeleição de Nazif) e 2018, quando Confúcio deve se candidatar ao Senado, fazendo uma dobradinha com Raupp. Portanto, se for para atrapalhar e tumultuar, é melhor deixar do jeito que está e aguardar.

Falando em governo

Marcelo Bessa, ex-secretário da Sesdec (Segurança e Defesa) deverá assumir a pasta da Justiça (sistema penitenciário). Ele foi candidato a deputado federal e está na quarta suplência do PMDB. Deverá ser um dos únicos da primeira gestão a integrar o novo governo.

Falando em polícia

Uma ocorrência com graves acusações foi feita contra um delegado de polícia esta semana. Duas mulheres alegam terem sido vítimas de assédio e uma delas afirma ter sido estuprada pelo delegado. O caso está sendo investigado e deverá ser barulhento. Nos últimos tempos uma série de ocorrências bizarras vem sendo registradas na polícia de Rondônia. Tivemos em 2011 o desaparecimento de quase 200 quilos de entorpecentes do Denarc (foi apurado e os responsáveis presos), tivemos mais recentemente o sumiço de vários Iphones apreendidos em uma operação policial (eles não foram encontrados), um delegado envolvido em caso de embriagues em Guajará-Mirim, e agora essa do suposto assédio e estupro dentro da delegacia.

Na pior das hipóteses

Levando em consideração que as acusadoras estão envolvidas em crime de furto e estarem armando para o delegado por vingança, talvez pelo fato dele não ter cumprido o acordo que seria “aliviar” uma delas, ele não poderia ter utilizado a delegacia como motel. Esse delgado já foi afastado uma vez por problemas causados por ele próprio e agora com mais essa, sua situação vai ficar bem complicada.

Esse

É um dos problemas da estabilidade do serviço público. No Brasil é praticamente impossível demitir alguém do serviço público por causa da legislação, cada vez mais paternalista. Isso se deve, em parte, pelo uso político das instituições públicas. Sem a estabilidade, os servidores são perseguidos, com ela, a maioria fica impune. O Brasil, um país dos funcionários públicos, precisa encontrar um meio termo para essa situação.

Exemplos?

Não faltam e todas as esferas do poder público. Um dos casos que mais causa revolta na população, por exemplo, é a aposentadoria compulsória para magistrados que cometem crimes. Outra questão são os exames psicotécnicos, que agora não são mais permitidos, e isso é errado. É exatamente nessa avaliação que se tem um perfil psicológico do candidato. Como o Estado entrega uma arma para uma pessoa desequilibrada? E como saber se uma pessoa é desequilibrada sem fazer um teste? São dilemas que causam uma série de transtornos, mortes e situações bizarras por todo o país.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no http://www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Estudo liga consumo de refrigerante ao envelhecimento celular precoce

O consumo de refrigerantes, além de contribuir para o aparecimento de diabetes e obesidade, também pode provocar envelhecimento precoce do material genético. Cientistas americanos mostraram que, naquele país, quanto maior é o consumo de refrigerantes com açúcar, menores são os telômeros dos cromossomos das pessoas Durante o envelhecimento, ocorre naturalmente o encurtamento dos telômeros, e os órgãos e tecidos perdem a capacidade de regeneração. Os cientistas analisaram dados de 5.309 pessoas entre 20 e 65 anos, sem diabetes ou doenças cardiovasculares. As mesmas pessoas haviam respondido a uma pesquisa de hábitos alimentares, além de terem o tamanho dos telômeros de células brancas do sangue avaliados entre 1999 e 2002. Na pesquisa, 21% dos adultos do estudo ingeriam 591 ml ou mais por dia de refrigerantes com açúcar. Segundo os autores, o hábito dessas pessoas custa aos telômeros o equivalente ao provocado por 4,6 anos de envelhecimento. O consumo de bacon e embutidos como linguiça e salsicha, segundo a epidemiologista Cindy Leung, idealizadora do estudo, também contribui para o encurtamento dos telômeros. Uma das limitações do estudo é que foi analisada apenas a ingestão de bebidas com açúcar, e não a quantidade de açúcar ingerida em outros alimentos. O trabalho foi publicado no “American Journal of Public Health”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia