Brasil : EDUCAÇÃO
Enviado por alexandre em 11/05/2010 17:07:38



I Encontro de Profissionais da Educação reúne 11 municípios com presença da senadora Fátima





Autora da lei 12014/2009, sancionada pelo presidente Lula em agosto do ano passado e que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para definir quem são os trabalhadores de escola que podem ser considerados profissionais da educação, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) participa nesta quinta-feira (13) em Cacoal de evento que reunirá pessoas que atuam nas cantinas, nas secretarias escolares, nas bibliotecas, na limpeza, no cuidado e segurança dos alunos e espaços de lazer etc. para debater a lei e seu resultado no ambiente escolar.

Trata-se do I Encontro de Profissionais da Educação, que será realizado também em Rolim de Moura, na parte da tarde do mesmo dia. As secretarias de Educação e os conselhos municipais de Educação dos dois municípios, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), estão organizando as atividades, que, juntas, deverão reunir cerca de 800 pessoas.

A senadora Fátima Cleide e o professor Francisco das Chagas Fernandes, secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação, são os convidados do evento e falarão sobre o Plano Nacional de Educação e a lei 12014. “A lei sancionada pelo presidente Lula, conforme a foto, foi um passo fundamental para avançarmos na valorização dos que trabalham na escola, que não são docentes mas desempenham papel de educadores também, que se afirmam como educadores. São mais de 1 milhão de trabalhadores no Brasil, a grande maioria mulheres e com baixa formação escolar, que precisam sair da invisibilidade”, defende a senadora Fátima. Para a senadora, que preside a Comissão de Educação do Senado, esses trabalhadores precisam “ser integrados ao processo educativo” e ter “reconhecimento social”.

Apoio para sua formação com habilitação profissional e plano de carreira são questões em debate e que, no primeiro caso já acontece no âmbito do governo federal, que oferece o programa ProFuncionário mediante convênio com vários estados brasileiros.

No primeiro momento do evento, no teatro Cacilda Becker, em Cacoal, participaram trabalhadores de escolas dos municípios de Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia. A partir das 14 h, caravanas de Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Santa Luzia, Alta Floresta e Alto Alegre dos Parecis se unem aos funcionários das escolas de Rolim de Moura para participar do I Encontro, que acontecerá no teatro do município.

“É muito importante a participação e dos trabalhadores trabalhadoras da Educação. Quero convidá-los para esses eventos, que irão contribuir muito para esclarecer dúvidas e informá-los sobre novos passos na luta para a efetiva valorização profissional de todos e todas. Parabenizo as prefeituras de Cacoal e Rolim de Moura pela oportunidade desse debate”, diz Fátima.

Assessoria



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia