Regionais : Somos todos macacos só vulgariza o crime de racismo e respalda ainda mais os ataques de racistas
Enviado por alexandre em 07/05/2014 17:51:21

O racismo é um problema grave e precisa ser combatido. Gente branca se fazendo de bacana, pousando na televisão dizendo que somos todos macacos, além de ridículo, não está ajudando em nada o combate  ao racismo, e simplesmente reforça ainda mais este crime. Para quem não corre risco de racismo é fácil pousar para a mídia.
Outro detalhe, está no caráter subliminar do termo. Então que diga: Eu sou macaco. O racismo está implícito, camuflado e infelizmente é uma verdade no Brasil, onde a grande maioria não é de brancos, mas sim de negros e mulatos. Ao se utilizar o termo, somos, a pessoa que profere, sequer assume esta condição, preferindo colocar no plural (a psicologia explica).
Na realidade, brancos, amarelos e negros, somos gente, somos raça humana. Somos todos macacos. Ora, fale por você mesmo!. Como seres humanos, somos todos iguais.
Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. É uma opinião não científica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade. O preconceito racial está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying racista, entre outros muito debatidos na atualidade.
Recentemente por ser negro, meu nome foi substituído em um determinado texto jornalístico veiculado em vários sites, simplesmente pela palavra macaco. O criminoso e seu bando, ainda tentam justificar dizendo ser apelido. Claro, um apelido racista, que visa sim, atingir a honra e a dignidade da outra pessoa. Então, macaco é a ............


Por: Paulo Ayres, jornalista.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia