Regionais : RESENHA POLÍTICA POR ROBSON OLIVEIRA
Enviado por alexandre em 29/04/2014 19:17:16

ronia

Convicto de que tem chances para sair vitorioso nas eleições estaduais, Padre Ton, pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores, ironizou a possibilidade de retirar a pretensão em apoio à pré-candidatura de reeleição de Confúcio Moura. De acordo com Ton, prefere rezar missa a ser vice na chapa do governador.
Calvário
A ironia do Padre Ton foi inadequada para quem dedicou um bom tempo na vida sacerdotal, visto que não é nenhum fardo rezar missa para quem professa à fé cristã. Embora figurar na chapa da pré-candidatura do atual mandatário como vice-governador seja um verdadeiro calvário. Sem a menor possibilidade da ressureição.
Crucificados
Já o prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), foi indicado por Ton para a coordenação nacional da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff. O interessante é que o prefeito de Cacoal, a exemplo do governador, não está bem avaliado pelos eleitores. Nem por isto padre Ton deixa de exaltar o companheiro vigário em suas perorações.
The and
Não fossem poucos os problemas eleitorais que os governistas enfrentam para emplacar o segundo mandato do chefe, nas entranhas da administração estadual o fogo amigo corre solto. Na tentativa de derrubar secretários e ocupar mais espaço, auxiliares do governador municiam a imprensa com acusações contra colegas de governo. Em ‘off’ falam cobras e lagartos. É o começo do fim.
Negando
Apesar dos três encontros reservados entre o ex-deputado estadual Valter Araújo e o Procurador Federal Reginaldo Trindade, a defesa do Valter explicou que não houve nenhum depoimento oficial entregando os demais membros do Legislativo estadual nem pedido de delação premiada. Mesmo extraoficial, o esquema foi revelado minuciosamente.
Erramos
Cometemos um erro primário (faltou checar a informação) na última coluna quando afirmamos que Valter de Araújo estaria recolhido na unidade do presídio federal. O ex-parlamentar não se encontra em regime prisional diferenciado, mas custodiado numa unidade estadual da capital.
Desdobramento
Os desdobramentos da ‘Operação Termópolis’ estão em fase avançadas e vão provocar novos barulhos em Rondônia. As análises das escutas apontaram novos indícios de malfeitos no executivo e legislativo estadual com extensões capazes de abalar as estruturas de instituições e respingar nas eleições estaduais. A situação é muito mais delicada do que aparenta, segundo apurou a coluna.
Macabro
Os apreciadores das crônicas policialescas e aficionados em suspenses macabros podem dar corda no relógio para aguardar o badalo da campainha porque os meios políticos e empresarias rondonienses vão retornar as manchetes de polícia. Aguardem!
Perigo
Ao ultrapassar o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal o Governo do Estado corre um grande risco de inviabilizar ações de parceria com a União, além das sanções jurídicas pesadas sobre a pessoa do governante. A LRF foi instituída pelo legislador para dar equilíbrio nas finanças públicas e coibir a ação predatória do administrador perdulário. O alerta de perigo feito pelo Tribunal de Contas, em ano eleitoral, é sinal que o governo rondoniense não planejou adequadamente suas ações.
Capitão
Não corroboro com aqueles que tentam desconstruir os oitos anos do governo Lula. Ao contrário, mensurando os defeitos e as virtudes, o resultado é positivo. Mas Lula sofre de uma incontinência verbal que abre margem para que seus algozes tenham razão em desqualifica-lo, a exemplo da desastrada entrevista que concedeu a imprensa portuguesa. Quando renegou Zé Dirceu, então capitão do time, virou o personagem Macunaíma (herói sem caráter), da obra de Mário de Andrade. Ademais, todos sabem que ele sabia de tudo. Embora concorde que a pressão política afetou técnicas jurídicas.
Internet
O marco civil da internet representa um avanço no trato jurídico das relações derivadas do uso da rede mundial, como a definição da responsabilidade civil das empresas envolvidas, seu dever de preservar o sigilo e guardar as informações coletadas e, ainda, a previsão de procedimento para o ofendido buscar a exclusão do conteúdo que reputar danoso. A reafirmação da garantia da liberdade de expressão, da proteção da vida privada e da igualdade de tratamento a todos os tipos de conteúdo é elogiável. É uma lei nova que estabelece equilíbrio no uso das ferramentas. Mesmo elevando a liberdade de expressão como garantia maior, não excluiu as demais garantias fundamentais a serem observadas. Portanto, os usuários que adoram achincalhar coloquem as barbas de molho. O bicho vai pegar.
Regabofe
O deputado federal Amir Lando (PMDB) reúne amigos e jornalistas para comemorar a passagem do aniversário, nesta quarta-feira, no clube da OAB-RO. Como é a primeira vez que o parlamentar põe a mão no bolso para comemorar a data com a presença da imprensa, é possível que o regabofe vire um acontecimento político. Esse povo com uísque na cuca solta a língua e rende boas informações. Basta afagar o ego. 

Fonte: Robson Oliveira

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia