Política : CACAU
Enviado por alexandre em 24/04/2014 00:49:37


Deputado Marcelino Tenório pede a implantação de um fundo de apoio para o cacau
O deputado Marcelino Tenório (PRP) através indicação apresentada na Assembleia Legislativa, reivindica ao Governador Confúcio Moura, com cópia para a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária Desenvolvimento e Regularização Fundiária (SEAGRI), a necessidade de se implantar um Fundo para o cultivo do cacau no estado de Rondônia.

A FUNCACAU, assim denominado terá como exemplo o mesmo modelo do sistema de arrecadação que foi adotado no estado do Pará, onde o mesmo foi feito em parceria com a CEPLAC/RO e a EMATER/RO para incrementar a cultura cacaueira em Rondônia. Com essa técnica ajudaria a estimular novas plantações, através da produção e distribuição de sementes melhoradas e material clonal de alta carga genética, preferencialmente junto aos produtores da agricultura familiar.

O deputado Marcelino esclarece que, “no período de 1980 a 1990 o cacau foi um dos principais produtos da pauta de exportações de Rondônia, com a produção tendo alcançado em torno de 40.000 toneladas, e nos últimos 20 anos essa cultura vem sofrendo serias restrições, em função especialmente de falta de investimentos”, diz o parlamentar.

Em Rondônia a situação do cultivo do cacau é totalmente favorável, pois a CEPLAC tem uma vasta experiência e está bem estruturada para pesquisa, extensão e fomento do material cultivado. Uma das vantagens do nosso estado é que as terras de Rondônia já demonstraram que são boas para essa cultura e as propriedades são constituídas na sua grande maioria de até 100 hectares, o que permite ao produtor a exploração da cacauicultura. Apesar das agroindústrias que vem sendo estimuladas pelo Governo do Estado através da SEAGRI e a Emater/RO, com total aceitação por parte dos produtores existe a necessidade de crescimento desta atividade, o que agregaria valores ao produto.

De acordo com o deputado, a cacauicultura da maneira que está sendo praticada em Rondônia, na forma de consórcio agro florestal, resulta numa alternativa contra o desmatamento, estimulando o plantio de árvores para exploração comercial. “Com a criação desse fundo para o cultivo do cacau além de estratégica será absolutamente necessária, pois viabilizará definitivamente a revitalização, potencializando a cacauicultura na agricultura familiar com a devida sustentabilidade”, esclarece Marcelino.

Para finalizar o parlamentar enfatiza ainda que o cultivo do cacau em Rondônia virá somar na renda dos nossos produtores rurais, bem como irá contribuir muito com a economia e o padrão de vida das famílias, e cita como exemplo o estado do Pará, onde foi criado um fundo com o mesmo objetivo e observou-se que nos últimos seis anos, através desse incentivo, o Pará implantou mais cacau do que o estado de Rondônia.

Marcelino Tenório pede aumento de efetivo das policias Civil e Militar em vários municípios



Através de indicação apresentada ao Poder Executivo, com cópia encaminhada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec-, o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP) reivindica que sejam tomadas providenciais para aumentar o efetivo das policias Militar e Civil com base nos municípios de Outro Preto do Oeste para reforçar a segurança do município e nos entornos como Mirante da Serra, Nova União, Teixeiropolis, Vale do Anari, Vale do Paraíso e distrito de Rondominas.

De acordo com o parlamentar, essa providência é de suma importância e de grande urgência, pois a violência em Ouro Preto e região tem aumentado dia a dia, principalmente os casos de roubos, furtos e assaltos à mão armada.
“A gravidade do problema fica evidente nas estatísticas de assalto a mão armada: no ano de 2013 tivemos 23 casos e em 2014 esse número já atinge 41, isso representa um crescimento de 80%”, frisou o Marcelino.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia