Policial : ESTACA ZERO
Enviado por alexandre em 15/04/2014 02:18:26


Deficiência na Segurança Pública motiva reunião entre as autoridades de Ouro Preto do Oeste
A onda de criminalidade crescente que assusta toda população de Ouro Preto do Oeste, motivou uma reunião com as autoridades do município no gabinete da prefeita interina Joselita Araújo (PMDB). Participaram do ato a prefeita Joselita Araujo, os deputados estaduais Jaques Testoni (PSD) e Marcelino Tenório (PRP), os vereadores: Serginho Castilho (PRP), Miltinho do Bar (PRP), Deraldo Pereira (PT), Rosária Helena (Pros) e Ivone Vicentin, o delegado de Polícia Civil Júlio César Souza, o comandante do destacamento local da Polícia Militar tenente –PM Bruno Costa e o comandante do Corpo de Bombeiros tenente- BM Strauss.

A Polícia Civil apresentou durante a reunião um relatório não conclusivo sobre os índices de atos ilícitos que mesmo assim mostra a crescente onda de violência que o cidadão ouropretense vem sendo vitima. Como exemplo no período de Janeiro à Abril de 2012 foi registrado 16 roubo/assalto á mão armada, no ano de 2013 este número foi de 23 e 2014 até esta data já foram registrados 41 delitos desta natureza.

Sobre qual o maior problema para enfrentar a Falta de Segurança as autoridades policiais afirmaram que é a falta de material humano. A falta de respeito por parte do governo do Estado é tamanha que o contingente da Polícia Militar é digno de um pelotão e não uma Companhia militar. Na Polícia Civil o quadro é igual ou pior já que no setor de investigação apenas 3 policiais civis estão lotados para investigar os crimes que ocorre além de Ouro Preto do Oeste, são responsáveis pelos municípios de Teixeiropólis e Vale do Paraíso e o Distrito de Rondominas.

Após as explicações dos presentes ficou decidido que haverá uma reunião nesta quarta-feira entre os deputados estaduais Jaques Testoni e Marcelino Tenório, prefeita Joselita Araujo com o governador do Estado Confúcio Moura. Será apresentado ao chefe do Poder Executivo estadual um relatório da situação caótica que vive a população do município.

Proposta eleitoreira

Durante a reunião foi proposto a criação da Guarda Civil municipal como forma de atenuar a falta de contingente nas Policias Militar e Civil. No entanto a proposta é meramente eleitoreira ou querer jogar para a galera, já que o município de Ouro Preto do Oeste com cerca de 35 mil habitantes legalmente não pode criar uma força auxiliar e somente os municípios com mais de 50 mil habitantes estão aptos a criar a Guarda Civil municipal que nenhum dos 52 municípios possui.

TJ/RO e MP ausentes

A reunião não teve representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público – MP, o que foi comentado entre os participantes. Extra oficialmente a reportagem apurou que a assessoria da prefeita interina Joselita Araujo não convidou as duas importantes instituições o que é uma falha grave quando se discute a falta de segurança pública no município.









Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia