Mais Notícias : Crise na segurança
Enviado por alexandre em 24/03/2014 08:33:02

Beltrame: dificuldade em investigar

Beltrame: dificuldade em investigar

A crise na segurança pública do Rio de Janeiro escancara a dificuldade de relação do secretário de Segurança José Mariano Beltrame com a Policia Civil. O Ministério Publico detectou que caiu sensivelmente o número de investigações policiais no estado nos últimos anos – a grande maioria dos inquéritos serve apenas para tratar de flagrantes.

A sensação no MP é que a UPP ocupou as favelas com sucesso, mas depois não deu o segundo passo para prender os traficantes. Ou seja, o problema da segurança no Rio não tem a ver apenas com a ausência de investimentos sociais nas favelas, tese propagada pelo próprio Beltrame em entrevistas.

Por Lauro Jardim
UPP em chamas ontem no Rio de Janeiro

UPP em chamas ontem no Rio de Janeiro

É inegável o avanço proporcionado pelas UPPs em um passado não muito distante. Mas o fato é que, no último ano, os números da gestão Cabral / Beltrame deixam muito a desejar. Ou seja, o problema da segurança no Rio é muito maior do que os ataques orquestrados às UPP nesta semana. Eis os índices, segundo o Instituto de Segurança Pública:

- 4 761 homicídios em 2013 contra 4 081 em 2012. O Rio, com isso, voltou ao patamar de 2010, ano da reeleição de Sérgio Cabral

- O número de registros de roubos em geral chegou a 60 796 em 2013 contra 49 560 em 2012

Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia