Política : CULTURA
Enviado por alexandre em 13/03/2014 11:10:19


Deputado Jaques Testoni entrega título de utilidade ao Grupo de capoeira Raízes de Rondônia
O deputado estadual Jaques Testoni (PSD – Ouro Preto) recebeu em seu gabinete regional esta semana Patrícia Dias da Costa, presidente da Associação de Capoeira Raízes de Rondônia (ACRR), e Ademar Lopes do Nascimento, o “mestre Café”, professor de capoeira fundador da entidade.

O deputado Jaques Testoni é o autor do Projeto de Lei 1083/13, que declara de utilidade pública a Associação de Capoeira Raízes de Rondônia (ACRR), com sede no município de Jaru, propositura aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro passado.

Com ao título, a Associação poderá capitanear recursos de convênios destinados a manifestações culturais e para estruturação da entidade.

A presidente da ACRR e o mestre Café agradeceram ao deputado Jaques pelo empenho em apresentar a lei e trabalhar a sua aprovação. “Agora se abre um leque de oportunidades para conseguirmos recursos para a associação”, comemora Patrícia.

Durante o encontro o deputado Jaques Testoni tomou conhecimento dos dirigentes que a associação não tem sede própria em Jaru, e determinou a sua equipe a viabilidade de prestar assessoria técnica para a ACRR no sentido de auxiliá-los a conquistar um terreno para posteriormente construir a sede própria. A ACRR tem raio de atuação em oito municípios e a proposta é de expandir no estado.

No ano passado, uma reunião articulada pela equipe do deputado Jaques Testoni e a ACRR reuniu em Ouro Preto do Oeste mestres capoeiristas de municípios da região Central e contou com a presença da antropóloga Palloma Cavalcanti, da Unesco, e do Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (IPHAN).

A antropóloga conheceu a associação fundada há 10 anos por “Mestre Café”, de Jaru, que há 2 anos registrou a entidade com documentação e obteve CNPJ.

Palloma Cavalcanti veio a Rondônia para conhecer o trabalho dos capoeiristas, e na ocasião discutiu a profissionalização dessa arte, para assegurar benefícios trabalhistas e direitos iguais ao de outras profissões.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia