Brasil : Conhecimento
Enviado por alexandre em 08/11/2010 11:29:06



1ª Jornada de radiologia é realizada com sucesso em Ouro Preto

Foi realizada no período de 03 à 05 do corrente mês na Câmara municipal de Ouro Preto do Oeste a 1ª Jornada em radiologia evento este organizado pelo Centro de Ensino Técnico – CEET. Segundo o professor e um dos organizadores da jornada, Daniel dos Santos a expectativa em torno do evento foi superada com a participação de alunos do curso de radiologia.

A jornada de radiologia contou com a participação de Érico Geraldo Pires Landim (presidente do Conselho Regional de Técnicos em radiologia) que ministrou palestra sobre o tema “Arco cirúrgico”, professor Ismael Teodósio que abordou o tema “Urologia excretora”, psicólogo Pedro Paulo Carvalho falou sobre “Relações humanas na saúde, fisioterapeuta Daniel Andrade Deuivith com o tema “Fisioterapia na ortopedia” e o comandante do Corpo de Bombeiros local sargento – BM Adilson de Souza com o tema “Resgate de politraumatizado”.



O professor Daniel dos Santos explicou a importância da radiologia se destaca diversificadamente nas várias especialidades, sendo o corpo humano analisado de várias formas e em diferentes situações. Como exemplo, citamos o estudo do sistema digestivo onde podemos estudar desde o movimento da deglutição até o peristaltismo das alças intestinais em tempo real através da fluoroscopia (as imagens radiológicas são captadas por um intensificador de imagens e visibilizadas em um aparelho de televisão).

Durante muitos anos, explica o professore técnico em radiologia médica Daniel dos Santos, a radiografia convencional se manteve única, até o início da era computadorizada, quando surgiu a tomografia. Após anos de estudo conseguiu-se que o tubo de raios X se mova ao redor do paciente em angulações variáveis promovendo imagens seriadas em "cortes" sagitais. Em seguida, as imagens são captadas em detetores ao invés de filmes, processadas e analisadas pelo computador. Com isso produz-se uma radiografia digitalizada, infinitamente precisa e com visualização de estruturas antes não detectadas pelas radiografias simples.

A diretora geral do CEET Jaqueline Silva Montalvão disse que a 1ª Jornada de radiologia alcançou o seu objetivo que foi levar conhecimento aos alunos através das palestras que foram ministradas por renomados profissionais na área de saúde o que muito engrandeceu o evento. “A preocupação do CEET é com o ensino de qualidade direcionado aos seus alunos e dentro deste conceito a jornada de radiologia cumpriu com o seu papel que foi de oportunizar conhecimento aos participantes”, disse a diretora.


Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia