Justiça : Ditadura
Enviado por alexandre em 28/10/2010 13:19:24



Prefeito de Ouro Preto acaba com gestão democrática nas escolas

O prefeito Alex Testoni (PTN) conseguiu aprovar um projeto que acaba com a gestão democrática nas escolas e teve como grande aliada a vereadora e professora Rosária Helena (PRB) que articulou toda manobra junto aos seus pares.

A gestão democrática que é um projeto do vereador Almir Barbosa (PT) do ano de 2005 institui a eleição direta dos diretores e secretários das escolas da rede municipal de ensino, ou seja, alunos, pais e funcionários têm direito a eleger diretor e secretário da unidade escolar sem a interferência do prefeito, o modelo de gestão democrática vem sendo seguido em muitos municípios do Brasil.

Dos nove vereadores que compõe a Câmara municipal apenas dois vereadores votaram contra o projeto ambos do PT. Dr. Deraldo e Almir Barbosa. A surpresa foi a vereadora e ex-deputada estadual Rosária Helena que fez parte da tropa de choque do prefeito Alex Testoni e se empenhou para acabar com a gestão democrática um fato reprovável pelos servidores da educação já que a vereadora sempre se elegeu com votos dos professores e funcionários do setor educacional e agora trai toda classe.

“Em Ouro Preto estamos vivenciando o regime chavista, onde a força quer ditar as regras a qualquer custo. Não podemos nos silenciar para as imposições do prefeito Alex Testoni”, disse o vereador Dr. Deraldo Pereira que promete acionar a Justiça e outros meios legais para denunciar uma afronta à democracia que é o projeto aprovado.

A Gestão Democrática garante a constituição do Conselho Escolar; a elaboração de projetos pedagógicos de maneira coletiva e participativa; a definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; proporciona a divulgação e a transparência da prestação de contas; empreende a avaliação institucional da escola, de professores, de dirigentes, de estudantes, da equipe técnica, além da eleição direta para diretores e vice-diretores.

“A posse de diretores e vice-diretores de escolas municipais estabelece o modelo de Gestão Democrática em Ouro Preto. Acabando com a era do apadrinhamento político para o preenchimento dos cargos. Esse processo acabava de vez com o modelo paternalista de escolha de diretores, que entravam pelas janelas do serviço público através de seus apadrinhados políticos, sem ter necessariamente compromisso político com a melhoria do ensino público”, afirmou em tom de revolta o vereador Almir Barbosa.

Durante a sessão ordinária que aprovou o projeto o prefeito Alex Testoni, esteve pessoalmente com os vereadores que compõe a sua tropa de choque e certamente fez valer sua autoridade sobre os mesmo exigindo a aprovação fato este foi devidamente obedecido pelos sete vereadores.

Um fato chamou a atenção durante a sessão foi a presença dos diretores das escolas municipais que na certa ficaram contentes já que o projeto beneficia a categoria, mas o mesmo empenho que os diretores demonstraram deveria ser seguido em outros temas que são discutidos na Câmara já que a omissão da sociedade faz com que os vereadores atropele a democracia e o que é pior aprovam projetos que fere a Constituição federal.

Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia