Mais Notícias : Papa denuncia as guerras
Enviado por alexandre em 24/10/2010 11:01:45



Papa denuncia as guerras, a violência, e o terrorismo no Oriente Médio
AFP
O papa Bento XVI denunciou neste domingo "os conflitos, as guerras, a violência e o terrorismo" no Oriente Médio e estimou que "a paz é possível e urgente", durante o encerramento oficial do Sínodo sobre esta região realizado no Vaticano.
"Os conflitos, as guerras, a violência e o terrorismo duram há muito tempo no Oriente Médio. A paz, que é um dom de Deus, também é resultado dos esforços dos homens de boa vontade, das instituições nacionais e internacionais, em particular dos Estados mais envolvidos na busca de uma solução para os conflitos", afirmou durante a homilia na basílica de São Pedro.

"Nunca deve se resignar pela ausência de paz. A paz é possível. A paz é urgente. A paz é a condição indispensável para uma vida digna do ser humano e da sociedade", segundo o Papa.

Sua homilia foi precedida por uma procissão solene na basília, que reuniu cerca de 180 religiosos do Oriente Médio, que participaram do Sínodo e rezaram em suas respectivas línguas.

O Pontífice convidou a orar "pela paz no Oriente Médio" e afirmou pensar "nos numerosos irmãos e irmãs que vivem na região do Oriente Médio e encontram-se em situações difíceis (...) seja por problemas econômicos, por desânimo, devido à tensão ou ao medo".

Dentro deste contexto, "os cristãos (...) podem e devem contribuir (...) tornando-se construtores da paz e apóstolos da reconciliação em benefício de toda a sociedade".

O Sínodo para o Oriente Médio, que durou duas semanas, terminou no sábado pedindo o fim da ocupação israelense "dos diferentes territórios árabes" e afirmando que o Estado israelense não pode se basear na Bíblia para justificar uma política de colonização.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia