Policial : VACINAS
Enviado por alexandre em 20/11/2013 11:45:03


Inviolável pode ter causado prejuízo de quase R$ 200 mil aos cofres públicos
Falha humana fez com que todo o estoque de vacina do município de Ouro Preto do Oeste se estragasse por falta de energia. O prejuízo, que chega próximo à cifra de 200 mil reais, foi ocasionado em decorrência de terem esquecido de inverter a chave do painel que mudava a energia de um grupo gerador para a energia da Eletronorte.
 
Na manhã do dia 9 deste mês foi preciso utilizar-se de um grupo gerador para fornecer energia elétrica ao posto de saúde onde se encontravam armazenadas as vacinas, uma vez que naquela data houve uma interrupção programada de energia em todo município. No entanto, por falta de combustível, o motor parou de funcionar e mesmo com o retorno da energia da Eletronorte a chave do painel de energia não foi invertida.
 
Segundo informações de um funcionário que preferiu não se identificar, a empresa Inviolável foi contratada pela prefeitura e no contrato consta que a mesma é responsável por ligar e desligar o motor quando for preciso. O responsável pelo posto de saúde havia ensinado um funcionário desta mesma empresa a manusear o motor, bem como acionar a chave do painel central.
 
Ao chegarem para trabalhar na manhã do dia 11, os funcionários perceberam que aquela unidade estava sem energia e, ao abrirem as cinco geladeiras e um freezer tipo câmara fria, perceberam que todo o estoque de vacinas contra hepatite B, tétano, meningite, pneumonia, rubéola, caxumba e sarampo – tríplice viral, soros antirrábico, antiofídico e antitetânico estavam estragados.
 
Pensando que o problema era na parte elétrica, foi acionado um eletricista, que após realizar uma vistoria, constatou que a falta de energia foi ocasionada pela chave do painel que estava virada para o motor gerador.
 
Prefeitura
Em contato com o chefe de gabinete, Moisaniel Pereira Niza, ele nos informou que após o prefeito tomar ciência do ocorrido determinou que fosse instaurada uma sindicância para apurar os fatos.
 
Inviolável
Por telefone, o gerente local da empresa Inviolável relatou que não tinha muito o que se falar pois o assunto ainda estava sob investigação. Porém, frisou que no dia 11 ele, como responsável pela empresa, não havia sido chamado. No entanto, informou que a Inviolável é responsável por ligar e desligar o motor daquele posto de saúde.

Fonte: gazetacentral.com.br

Imagem meramente ilustrativa

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia