Brasil : ACIR: investimentos
Enviado por alexandre em 11/04/2010 01:00:00



Acir Gurgacz cobra mais investimentos em estradas e portos

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (9) para pedir ao governo federal mais investimentos nos meios de transportes e na implantação de portos. Ele lembrou que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/10, de sua autoria, que reserva 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para a infraestrutura de transporte, garantiria os recursos necessários para incrementar o setor.

Acir Gurgacz também defendeu a canalização de recursos para as hidrovias, com destaque para a Região Norte, que detém 65% de toda a malha aquaviária do país. Com isso, observou o senador, portos seriam construídos ao longo dos rios, gerando melhor escoamento da produção, renda e aumento do turismo.

O senador lembrou que o rio Madeira é um exemplo de potencial hidroviário explorado economicamente. Por lá, informou, circulam grandes cargas de combustíveis, grãos, produtos de extração vegetal e manufaturados, entre Manaus e Porto Velho.

Acir Gurgacz destacou ainda a recente inauguração do terminal portuário de Humaitá, cidade banhada pelo rio Madeira rumo a Manaus, ao mesmo tempo em que solicitou a construção de estruturas portuárias destinadas a ajudar a população ribeirinha em seu transporte do dia a dia.
Da Redação / Agência Senado

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia