Regionais : DER convoca concursado do Candeias para ocupar vaga que pertence aos da capital
Enviado por alexandre em 13/09/2013 15:33:52

Porto Velho, RO – O sindicalista Clay Milton Alves, presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais Oficiais do Estado de Rondônia (SIMPORO), vem mais uma vez a público denunciar o que, segundo ele, se trata de outra irregularidade no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Rondônia (DER-RO).

Clay Milton informa  que o departamento do governo convocou um concursado do município de Candeias do Jamari (2º colocado no concurso) para atuar em Porto Velho em detrimento de outros dez que fizeram a prova para atuar na capital. O cargo que deveria ser ocupado por essas pessoas que aguardam é o de fiscal de transporte.

A denúncia foi protocolada na tarde desta sexta-feira (13) na 5ª Promotoria de Porto Velho endereçada ao promotor Alzir Marques.

“ – É inadmissível isso! O convocado vem de um município que sequer possui uma rodoviária, uma vez que ainda está em processo de construção. Resumindo a situação, uma cidade que não tem uma rodoviária à sua disposição jamais necessitaria de um fiscal de transporte. E é por isso que parece um erro ou atitude totalmente irregular chamar alguém de fora para ocupar uma vaga que pertence a quem passou esperando trabalhar em Porto Velho”, disse o sindicalista.

O Simporo diz ainda que o governo vem convocando aprovados deste concurso conforme a sua conveniência. Para Clay Milton, não é justo que a convocação seja feita desta forma. Há casos em que apenas uma pessoa é chamada.

“ – Como cidadão e sindicalista vejo esse meu trabalho como um dever perante aos que acreditam no sindicato. Somos todos trabalhadores ávidos e ajudamos a construir a história de Rondônia tanto quanto qualquer pessoa em função diversa. Não desistirei até que todos os aprovados sejam devidamente convocados. Não é justo o que o diretor-geral Lúcio Mosquini tem feito com os que estudaram e lutaram para ocupar a tão sonhada vaga no DER. É algo que precisa ser corrigido. Se não for na base da conversa, será através da Justiça”, indicou.

OUTRAS DEMANDAS

Milton ainda fez questão de apresentar ao promotor Alzir Marques uma situação particularmente preocupante, no ponto de vista administrativo. Há um concursado aprovado em primeiro lugar para ocupar a função de pedreiro em Ji-Paraná há dois anos. Até agora o rapaz não foi convocado e sequer compreende bem a situação.

ALIMENTAÇÃO

Existe também uma grande preocupação em relação à nutrição dos trabalhadores. Segundo Clay Milton, há casos em que operadores de máquinas e motoristas em geral, que se alimentam próximos ao serviço, tem à sua disposição apenas biscoitos e café puro.

“ – Uma vergonha! Não é possível que neste época com todo aparato e dinheiro que há no departamento ainda existem casos de trabalhadores passando fome em serviço. Comendo de qualquer jeito. Sem a mínima condição sequer de comer de forma decente. Aqui saímos da alçada administrativa, já é caso de atentado contra a dignidade humana”, asseverou.

CIPA E EPI (Comissão Interna de Acidente do Trabalho e Equipamento de Proteção Individual)

Até agora a CIPA não foi implantada e há o risco iminente de acidentes colocando risco à vida dos trabalhadores do DER. O sindicalista também explicou que os EPIs estão faltando, em especial, luvas, protetor auricular e protetor solar.

“ – Pior ainda: o departamento alega que fará um documento ao Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia) solicitando a realização dos exames periódicos nos servidores. Eles atribuem ao instituto a responsabilidade por não existir um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional”, finalizou.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia