Brasil : TURISMO
Enviado por alexandre em 02/09/2013 18:00:26


Conheça Rondônia, vale a pena conferir as belezas naturais

O estado oferece uma série de alternativas, que vão de turismo histórico ao de pesca e compras

Normalmente quem chega a Rondônia, principalmente por Porto Velho, sofre um choque. O calor forte, poeira, ruas esburacadas e uma sensação de abandono deixam o visitante triste. Quem vive em Porto Velho também lamenta pelos mesmos motivos e quem mora no interior se queixa da “falta de opções”. Mas não é bem assim. Um dos maiores problemas de Rondônia é a falta de investimentos por parte do poder público no que diz respeito principalmente ao turismo regional. A maioria dos locais conta com infra-estrutura precária, as cidades não estão preparadas para receber turistas e o mais importante, a falta de divulgação termina empurrando os rondonienses para outros estados, como Amazonas, Acre e Mato Grosso.

Aqui mesmo na região de Porto Velho é possível encontrar boas opções, como o balneário do Rio Preto (próximo a Candeias), Marina Salsalito e Resort Três Capelas (ambos na BR 364, sentido Cuiabá). Saindo para Guajará-Mirim existem outras opções de balneários, como o 21, o banho do Souza e o Água Gelada. Todos são antigos, estruturados e contam com atendimento de bar e restaurante. Salsalito e Três Capelas contam com chalés e infra-estrutura mais especializada.

Essas são algumas opções próximas a capital, mas se você quiser se aventurar por Rondônia, vai ter oportunidade de conhecer lugares lindos, com paisagens que vão de planalto a montanhas com direito a cachoeiras imensas e uma culinária bem interessante.

Ao longo da BR 364 existem algumas opções bem conhecidas do grande público, em Ouro Preto do Oeste fica o hotel fazenda Coimbra, situado na Linha 153, Zona Rural, cerca de 16 quilômetros da cidade. O local oferece uma série de opções como arvorismo e parque aquático. Em Cacoal fica o Cacoal Selva Park, também conhecido como “chácara do Nério” que também possui infra-estrutura de acomodação e diversas opções de lazer aos hóspedes.

Saindo do eixo BR 364, existem algumas opções bem diferentes. Na região de Teixeirópolis fica situado o belíssimo Vale das Cachoeiras. A paisagem é completamente diferente, a região é montanhosa e parece que você não está em Rondônia. No vale existe uma pousada localizada numa área de 113 hectares, sendo 63% de reserva legal, que tem capacidade para hospedar 45 turistas por dia, podendo atender até 450 pessoas para confraternizações.

A principal atração da pousada é a cachoeira do rio Mandi, a mais alta de Rondônia, com queda d’água livre de 32 metros de altura. O vale conta com pelo menos mais 10 cachoeiras menores com queda d’água livre de três a 10 metros de altura, onde se pode ver macacos, capivaras, veados e aves, entre outros animais silvestres.

A pousada Vale das Cachoeiras está localizada na  Linha 81, Travessão 24, Lote 26, Gleba 16-E, em Nova União, a 46 quilômetros de Ouro Preto do Oeste e a 20 quilômetros de Teixeirópolis.  O local tem dois acessos pela BR-364, no sentido Porto Velho-Vilhena: Pela RO-470: a aproximadamente 4 km antes de Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 24 km, tome a estrada vicinal 24 à esquerda, e siga por mais 13 km. Pela RO-473: aproximadamente 10 km depois de passar por Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 20 km, tome a estrada vicinal 20 à direita, e siga por mais 16 km. O telefone para reservas é o (69) 3461 1130.

Quem tiver com um pouco mais de tempo e disposição para dirigir, deve conhecer Rolim de Moura. A cidade é limpa, agradável e oferece uma série de opções para a noite, como bares e restaurantes bem aconchegantes. Na região o turista vai conhecer um vinhedo que produz uvas da espécie niágara, da qual são feitos geléias, vinhos e sucos, além de poder comprar a própria uva bem gelada. Também em Rolim de Moura fica situado uma destilaria que produz a cachaça A Preciosa, do alambique Rover. O ponto de venda é na rodovia e no local é possível ainda comprar outros produtos artesanais, como porta-latas de cerveja feitos de madeira, copinhos para cachaça e outros ítens feitos de madeira.

Seguindo em frente você pode conhecer a região do Vale do Guaporé. A estrada para Costa Marques é tranquila, larga e muito bem pavimentada. O único incomôdo (mas nada que atrapalhe) são as pontes que ainda são de madeira, mas atravessam rios e igarapés muito bonitos. Dependendo do calor, você pode dar uma parada para se refrescar.

Em Costa Marques parece que o tempo parou. Na cidade vale a pena conferir a culinária. É claro que a especialidade é peixe e lá você encontra frito, assado, cozido e até para comprar e trazer para fazer em casa. Se quiser, ainda pode cruzar para a Bolívia para fazer compras. É um posto que fica sobre palafitas, não tem muita diversidade, mas dá para comprar bebidas e brinquedos a preços bem convidativos. Só lembre de levar um bom repelente contra insetos, na margem do rio Guaporé tem muito “pium”, insetos minúsculos cuja picada coça por dias.

Você já conhece nosso Tumblr?

E claro que estando em Costa Marques o visitante não pode deixar de conhecer o Real Forte Príncipe da Beira, construído em 1776 pela coroa portuguesa. A fortaleza é lindíssima, e apesar do abandono e da descaracterização de algumas paredes feita pelo IPHAN em 2009, vale muito a pena conhecer. O local é guarnecido pelo Exército Brasileiro que mantém um pequeno museu e garante o acesso de visitantes, com direito a guia. As paredes do forte são cheias de marcegos e se você ficar no local até por volta das 18 horas, vai poder conferir a revoada desses mamíferos que deixam o forte em direção à Bolívia.

Além desses locais citados na reportagem, em Rondônia existem diversos outros pontos incríveis, como o turismo de pescaria na região de Cabixi e a região de Guajará-Mirim, onde a serra dos Parecis mostra um visual incrível. Em Ouro Preto do Oeste o Parque Chico Mendes também conta com uma área para praticantes de parapente e asa delta, além de ser um local extremamente bonito. Vale a pena conhecer Rondônia. Turismo regional é maus barato e com o amento da frequência, os serviços melhoram e se tornam ainda mais em conta.

ALAN ALEX

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia