Política : ARROCHO
Enviado por alexandre em 13/08/2013 09:24:15


Confúcio confirma que vai passar o facão nas contas do governo

Porto Velho, Rondônia - A crise financeira que Rondônia atravessa não é novidade para ninguém. Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Confúcio Moura (PMDB) reuniu, no auditório do Palácio Presidente Vargas, logo no começo da manhã, o primeiro escalão do seu Governo para dar uma determinação expressa: cortar gastos.

O corte começaria pela diminuição do número de comissionados nas secretarias, departamentos e órgãos estaduais.

À tarde, ao se reunir com prefeitos, vereadores e deputados estaduais, o governador chegou a confidenciar que estuda até mesmo reduzir os salários dele próprio, do vice-governador, de secretários e demais ocupantes do primeiro escalão, de acordo com fontes do Rondonoticias.

Segundo Confúcio, “em um ano, houve uma redução entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões na nossa receita, especialmente do Fundo de Participação do Estado (FPE). Não está fácil assegurar a máquina pública funcionando e estamos trabalhando para cumprir o nosso cronograma de obras e ações”.

O chefe do Executivo fez ainda uma revelação: “considero um milagre que nossa administração esteja conseguindo fazer tantas obras, em todos os municípios, com tão poucos recursos. Viajo pelo interior e vejo máquinas trabalhando em todo cato e chego à conclusão de que é mesmo um milagre”.

De acordo com o governador, o Estado tem assumido um papel de apoio aos municípios. “Tenho quase atuado como o prefeito das cidades, em alguns casos. As prefeituras estão com muitas dificuldades e tenho estendido as mãos”, completou.

Confúcio, entretanto, declarou que novos convênios e parcerias estão praticamente descartados com os municípios, em razão da dificuldade financeira. “Até viajar de avião eu tenho evitado, para conter gastos”, informou.

Mais cedo, aos secretários e assessores diretos Confúcio Moura determinou que haja um corte profundo de gastos em todos os setores, para assegurar a manutenção dos salários em dia e o pagamento do 13º salário, que não foi pago em julho, em razão de insuficiência de recursos em caixa.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia