Regionais : Rondônia tem quase 200 focos de queimadas no segundo trimestre deste ano
Enviado por alexandre em 01/08/2013 09:18:36

A partir de junho o índice de focos de queimadas aumentam na região amazônica. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no mês de maio deste ano foram registrados 99 focos em Rondônia, contra 106 em maio de 2012. Comparado ao mesmo período do ano passado houve redução de 6,61%. Somando maio, junho e julho de 2013 são 189 focos de queimadas no Estado.

Até junho de 2013, somente o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Rondônia registrou 41 focos de queimadas no Estado. No ano todo de 2012, os bombeiros contabilizaram 421 focos. De acordo com o órgão, o número deste ano diminuiu porque alguns focos não tomam proporções maiores que tenham necessidade da presença de bombeiros. Para o tenente-coronel do CBM, Gilvander Gregório, o prolongamento do período chuvoso deste ano auxiliou na diminuição dos focos de queimadas. “Acredito que a partir de agosto o número pode voltar a aumentar”.

A época do ano, segundo o coordenador de educação ambiental da Sedam, Eliezer de Oliveira, é propícia para o incidente. Em 2012, entre as cidades que mais registraram índices de focos de incêndio está Porto Velho com 31 casos, o que representa, segundo Oliveira, 29% dos casos do Estado. Em seguida, aparecem as cidades de Pimenta Bueno e Pimenteiras do Oeste, com 21 e 17 casos, respectivamente.

Em julho deste ano, Porto Velho teve apenas um foco de queimada. Em primeiro lugar no ranking estão Espigão do Oeste e Pimenta Bueno, com cinco casos cada. Em seguida estão Santa Luzia do Oeste, Itapuã do Oeste e Guajará-Mirim, com dois casos em cada cidade.
 

Autor: por Vinícius Teixeira

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia