Audiência pública debateu os serviços prestados pela Caerd em Ouro Preto do Oeste O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, realizou audiência pública, no último dia 7 de junho, no auditório da Câmara de Vereadores, no qual foi debatido o cumprimento de contrato por parte da Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), junto à prefeitura municipal. A audiência pública foi conduzida pelo Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho e contou com a presença do prefeito Alex Testoni (PSD), a presidente do órgão estadual engenheira civil Márcia Cristina Luna, Wagner Marculino, coordenador operacional, vereadores e representantes de entidades civis organizadas.
Tramita na Promotoria de Justiça inquérito civil público que apura as causas de racionamento de água, bem como notícia de falta de investimentos pela empresa. O Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho, da Curadoria do Consumidor, explicou que o projeto de lei nº. 1575, de 15 julho de 2011, foi aprovado autorizando o Poder Executivo a firmar contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, abastecimento de água potável e esgotamento por um período de 30 (trinta) anos à Caerd.
A presidente da Caerd Márcia Luna fez uma ampla explanação sobre os serviços de abastecimento de água potável no município e dos investimentos feitos e os que virão através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. A mandatária explicou que no passado a Caerd ficou sem os devidos investimentos o que foi refletido diretamente nos serviços prestados aos consumidores, no caso de Ouro Preto, a presidente garantiu que a Companhia vem cumprindo o acordo feito, salvo alguns imprevistos que já estão sendo solucionados.
O prefeito Alex Testoni fez sua intervenção e reafirmou o seu compromisso em fazer valer o que preconiza o projeto para o bem da população. Durante a audiência pública foi aberto espaço para os questionamentos do público presente. Ao final ficou acordado que a Caerd vai agilizar os serviços prestados tanto da parte operacional como social a exemplo da tarifa social e a educação ambiental dois itens que serão mais divulgados para que a população tenha o devido conhecimentos destes benefícios oferecidos pela Companhia.
Autor: Alexandre Araujo |