Regionais : As usinas hidrelétricas são motivo de orgulho e preocupação
Enviado por alexandre em 27/09/2010 16:15:17



As usinas hidrelétricas são motivo de orgulho e preocupação



Na tarde do dia 22 de setembro, o senador Acir Gurgacz, em pronunciamento no Plenário do Senado Federal destacou a importância das obras das Usinas Hidrelétricas do rio Madeira, de Jirau e Santo Antônio para todo o Brasil. Todavia, o parlamentar alertou a todos os presentes, na sessão, sobre o lado negativo que essas usinas vêm trazendo para o Estado de Rondônia.


É notório que as Usinas Hidrelétricas ajudarão ainda mais o desenvolvimento do Brasil, podendo fornecer energia ecologicamente correta, gerar emprego e renda. Hoje, mesmo em fase de construção, já estão viabilizando o crescimento do parque industrial de Rondônia. Entretanto, é importante atentar aos impactos ambientais que podem ocasionar com essas duas usinas.


Em Rondônia, por exemplo, a produção pesqueira é considerada como uma das principais atividades econômicas no Estado, somando aproximadamente cinco mil famílias de pescadores que vivem desta renda. Este impacto é flagrante e inegável pela falta dos peixes e empobrecimento destas famílias.


O senador Acir Gurgacz declarou que falta visão das autoridades ambientais quanto à real importância dessas obras num contexto nacional e internacional. “Minha preocupação central é com a sustentabilidade dos pequenos produtores rurais, entre eles os ribeirinhos e pescadores do Rio Madeira, que estão vivendo uma grave crise financeira causada pela diminuição radical de sua produção pesqueira”, declarou.


Segundo o parlamentar é necessário corrigir os Projetos Básicos Ambientais (PBA), pois hoje essa população é diretamente atingida por estas obras. O senador afirmou que se reunirá em breve com representantes de comunidades que estão sendo prejudicadas com a escassez de peixes provocada pelas obras das usinas. "A ideia é encontrar uma solução adequada para todos os envolvidos. Tenho certeza de que chegaremos a um bom termo", afirmou o parlamentar.







Assessoria de Imprensa - Gabinete Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia