Regionais : Governo do Estado avalia planos de ação de vigilância sanitária
Enviado por alexandre em 27/04/2010 18:25:24



Governo do Estado avalia planos de ação de vigilância sanitária

As ações de vigilância sanitária do ano passado estão em debate em Porto Velho nesta terça e quarta-feira (27 e 28), das 8 às 18 horas, no Rondon Palace Hotel, durante Oficina promovida pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) com a participação de representantes da Agência Nacional (Anvisa) e Departamentos de Vigilâncias Sanitárias dos 52 municípios de Rondônia.
De acordo com a gerente técnica de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Mirlene Moraes, ao final dos dois dias pretende-se que os serviços de vigilância sanitária avancem, sendo mais realistas com relação aos municípios com vistas a garantir melhor qualidade de vida à população.
A Oficina compreende análise situacional da execução dos planos de ação de vigilância sanitária pactuados por cada município para 2009, além de debate para agrupamento de pontos da análise situacional por área de intervenção e discussão de problemas encontrados por ocasião da execução dos planos, culminando com a elaboração de programas de ações para 2010.
No caso de Porto Velho, entre as dificuldades apontadas para execução dos planos, está o crescimento populacional, com destaque para o distrito de Jacy-Paraná, onde se estima que o aumento do número de moradores foi de pelo menos 200%.
Os trabalhos de análises contam com o acompanhamento dos técnicos da Anvisa, Osvaldo Miguel Júnior e Musa Moreno, de Brasília.
A preocupação com a questão sanitária tem sido uma das diretrizes da administração estadual, considerando que entre os benefícios está a redução de internações hospitalares acarretadas por ingestão de alimentos ou bebidas fora dos padrões sanitários, entre outros que competem à Agevisa fiscalizar.

AI/Sesau
Veronilda Lima

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia