Regionais : Interferência de Confúcio engessa prefeitura de Ariquemes
Enviado por alexandre em 14/05/2013 17:46:57

Feudo

Apesar do jeito manso e fala macia, Confúcio Moura é uma fera no que diz respeito a defesa de seus aliados. Prova disso é que todos os enrolados na Operação Termópilas foram recolocados em cargos subalternos, com gordos CDS e praticamente sumiram do campo de visão. Outro que está desaparecido, mas não desamparado é o afilhado de Confúcio Rômulo da Silva Lopes, preso no apartamento de Confúcio Moura pela Polícia Federal, acusado de fazer “correrias” em secretarias em troca de dinheiro. E mesmo não sendo mais prefeito de Ariquemes, o governador continua mandando, e muito, na administração da cidade.

Explico

O prefeito de direito é Lourival Amorim, ex-deputado estadual, eleito pelo PMN. Mas de fato, quem manda na cidade é Confúcio Moura. Empresários de Ariquemes andam reclamando, e muito, do fato do presidente municipal do PMDB daquele município, Fernando Lima, também conhecido como “Barão” estar monopolizando uma série de serviços na prefeitura, através de contratos. Atualmente Barão detém a construção da Praça da Bíblia e ainda é o responsável pelo serviço de limpeza e manutenção da cidade. Alguns dos contratos foram feitos “emergencialmente” e outros foram prorrogados. Manutenção e limpeza, por exemplo, são feitos por Barão há mais de 8 anos.

Outra

A empresa de Barão, Monte Sião Construções e Locações LTDA, também está com 10 caçambas alugadas para a prefeitura, através de um registro de preços. A representante da empresa é a esposa dele, Clarice Lima. Barão tentou ser deputado estadual, mas não deu certo. Em um blog, lançado durante a campanha eleitoral, ele, que foi secretário de Obras do município, confirma a parceria com Confúcio, “Em 2004 participei ativamente da campanha vitoriosa de Confúcio para prefeito e convidado por ele, assumi a Secretaria de Obras de Ariquemes. Pegamos aquele orgão sucateado e com a equipe de trabalho sem a menor motivação. com o apoio irrestrito do prefeito, conseguimos recuperar todo o parque de máquinas e paralelamente levantar o astral dos funcionários, ganhando a confiança da equipe, chamando-os a partricipar das desisões da secretaria, fixando metas e cobrando resultados”.

Queixas

O próprio prefeito Lourival andou reclamando para algumas pessoas próximas da interferência direta de Confúcio em sua administração. Ele disse, por exemplo, que as 349 casas populares que serão construídas em Ariquemes, vão ser feitas por empresas que tem a simpatia do governador. Uma coisa é certa em toda essa história, de fato é perceptível que Lourival não vem conseguindo realizar nenhum trabalho na cidade. E a população começa a aponta-lo como responsável. Resta saber até quando ele vai suportar a pressão.

Mais uma da SESAU

A Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul deve ser inaugurada em breve. O governo anunciou que serão “30 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI)”. Ela até poderá ter 30 leitos, mas não são novos. Williamens Pimentel, secretário de saúde, quer retirar 10 unidades do Hospital de Base que foram implantadas em 2011 e retirar 9 unidades do Pronto Socorro João Paulo II, ou seja, ao invés de aumentar o número de leitos, vão simplesmente realoca-los.

Tem mais

Tudo na nova UPA da Zona Sul funciona com contratos emergenciais, da limpeza ao ar medicinal. A UTI do Hospital de Base foi inaugurada pelo antigo diretor foi feita para diminuir o numero de cirurgias canceladas por falta de leito de UTI após a cirurgia. Com essa nova configuração, o paciente vai ser operado no HB e levado para a UPA, no outro lado da cidade, já que a nova unidade não dispõe de centro cirúrgico nem equipamentos de tomografia.

Fechando

Só para finalizar esse assunto, lá na UTI do Hospital de Base tem uma plaquinha informando que quem inaugurou foi José Batista, ex-secretário adjunto de Saúde, preso na Operação Termópilas. Pimentel chegou a ser cotado para assumir a titularidade da SESAU na época, mas uma de suas exigências era que Batista fosse exonerado. Pimentel perdeu essa disputa.

Era o que faltava

Mário Carneiro de Oliveira, assistente social, Patrícia Aparecida Mageski, técnica em enfermagem e a então diretora da Casa do Ancião, Daniela Pereira Braga, foram acusados de apoderarem-se do dinheiro da idosa Geracilda Peixoto Silva e do também abrigado Elmer Egon Shimidttk. O bando agia calculadamente, chegando inclusive a sacar dinheiro, com procuração, da conta dos idosos. É de fato o fim da picada. O pobre coitado do velhinho sofre a vida inteira, é largado em uma instituição pública e o pouco que lhe resta no fim da vida é saqueado por pessoas que deveriam protegê-los. O Ministério Público de Rondônia fez a denuncia na 2ª Vara Criminal de Porto Velho.

Caso Abla

A perícia confirmou que de fato a web designer Abla Rahhal foi assassinada. Mas ninguém foi preso e a polícia silenciou sobre o caso. Não se fala em suspeitos, não se fala em justiça. Abla foi, segundo os exames, asfixiada. Antes porém sofreu violência física, tendo sido espancada. Uma verdadeira barbárie cometida contra uma pessoa completamente alheia a violência. Pelo visto o caso deve terminar engrossando os índices de violência contra a mulher. E pelo visto também deve engrossar a outra lista, aquela dos crimes insolúveis.

Falando nisso

Que me perdoem os policiais, não estou generalizando. Mas a polícia de Rondônia parece que regrediu nos últimos dois anos. Antes da gestão Confúcio, os chamados “crimes insolúveis” estavam restritos a um ou dois casos, nessa gestão a coisa descambou. Tivemos o assassinato do empresário Moisés Itajubá em Alto Paraíso (insolúvel), César da Farmácia (insolúvel), Jeferson Gomes David (vereador Pipi) (os três em Alto Paraíso). Em Porto Velho tivemos o brutal assassinato da jovem Naiara Carine (insolúvel), do empresário Raimundo da Silva Aguiar, conhecido como “Nonato” (insolúvel) e o da própria Abla Rahhal. E esses são os que tiveram maior repercussão.

A conclusão

Que nos obrigamos a chegar é a de que estamos vivendo em um estado de total insegurança e inoperância para a solução de crimes. E o governo nem pode falar que falta equipamentos ou pessoal, já que a propaganda oficial proclama que “o governo da cooperação” foi o que mais fez pela segurança. Sei não, mas acho que no Espírito Santo é mais seguro.

Limpeza

Os sobreviventes do PT de Rondônia estão tentando limpar a sujeira deixada por alguns de seus membros, como Roberto Sobrinho, Mirian Saldaña, Tácito Pereira, Epifânia Barbosa e outros. O grupo citado vem sofrendo consecutivas derrotas internamente. Tácito, por exemplo, renunciou a presidência do PT municipal por absoluta incapacidade de responsabilizar Roberto Sobrinho pelos desmandos de sua gestão como prefeito de Porto Velho. Como resultado, se viu obrigado a “pedir para sair”. Os sobreviventes estão tentando reconstruir o que sobrou da legenda no Estado e não foi muita coisa. Moralmente falando, a coisa descambou ladeira abaixo. Vai ser um longo trabalho de reconstrução, mas acho que estão faltando operários para ajudar nessa obra.

Olha isso

“Na gestão passada, os gestores tinham mais preocupação com as questões”. A frase é do vereador José Wildes (PT), criticando a gestão Mauro Nazif. Que a atual gestão anda atrapalhada e não encontrou o rumo é fato, mas daí a querer dizer que o mar de incompetência da administração Sobrinho foi melhor, é de lascar. A pérola foi dita na sessão da última segunda-feira.

Apertando o cinto

Por ordem direta da secretária de Educação do Estado nenhum professor pode comer merenda escolar sob pena de demissão da merendeira.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

Cachorros reduzem os riscos de doenças cardíacas nos donos

A Associação Americana do Coração, maior organização de saúde cardiovascular dos Estados Unidos, decretou semana passada que donos de cães estão mais protegidos de doenças cardiovasculares. Isto porque pessoas que têm cachorros saem mais para passear e estudos mostram que os laços com estes animais de estimação fazem com que sua simples presença reduza o nível de estresse dos donos. A maioria das evidências é observacional, o que torna impossível dizer que levar um cão ou gato para a casa vai tornar a vida mais saudável. – Há motivos psicológicos, sociológicos e fisiológicos para acreditar que ter um animal de estimação pode ter um papel na diminuição dos riscos cardiovasculares – disse ao jornal “The New York Times” Glenn N. Levine, professor do Colégio de Medicina de Baylor e chefe do comitê que escreveu o comunicado. A Associação Americana do Coração publica cerca de três comunicados científicos por mês, geralmente sobre assuntos mais técnicos, mas o grupo promete se debruçar sobre questões relacionadas aos pets por causa do número crescente de relatórios e estudos médicos relacionando-os a uma vida mais saudável. Levine observou que métodos mais tradicionais de redução de doenças cardíacas têm se provado eficazes, e agora está na hora de investigar métodos alternativos. Já O cardiologista Richard Krasuski, da Clínica Cleveland, vê no comunicado um indício de atitude social em direção aos exercícios físicos. – Poucas pessoas cumprem suas metas de exercício. Em uma sociedade ideal, onde as pessoas ouvem as recomendações, não seria necessário ter animais de estimação que as arrastasse para fora de casa – acredita. O novo relatório revisou dúzias de estudos e, donos de cães, acima de tudo, pareciam em melhores condições de saúde que pessoas sem nenhum animal de estimação.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia