Mais Notícias : João Gilberto
Enviado por alexandre em 01/05/2013 11:46:21

O primeiro disco de João: de volta às mãos do dono da voz

João Gilberto venceu uma batalha judicial de 21 anos contra a EMI, sua primeira gravadora. Uma liminar concedida pela juíza Simone Lopes, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou que a EMI devolva a João Gilberto as fitas masters dos discos Chega de Saudade, O Amor o Sorriso e a Flor e João Gilberto, o lançados entre 1959 e 1962.

Nesses três LPs João praticamente lançou todos os principais clássicos da Bossa Nova e que estão fora de circulação desde 1992, devido a um pedido de embargo feito na Justiça pelo cantor.

A briga remonta à  remasterização dos LPs feita para lançá-los em CD, no início dos anos 90. No processo, João alegou (e provou) que o som dos CDs adulteravam a mixagem original dos discos.

A juíza decidiu que a EMI entregue ao cantor as fitas masters da santíssima trindade de discos que lançou as bases da Bossa Nova até terça-feira que vem. Se não o fizer, a gravadora pagará uma multa de 100 000 reais e sofrerá uma operação de busca e apreensão do material.

Agora, João fará a remixagem dos discos e os lance -inclusive para a venda digital.? Possivelmente, não. A EMI deve recorrer. Ou será que teria a generosidade de deixar os clássicos da Bossa Nova voltarem a circular como foram gravados?

Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia