Política : EDUCAÇÃO
Enviado por alexandre em 27/04/2013 19:52:43


Xadrez fará parte da grade curricular das escolas municipais de Ouro Preto
Através do projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara municipal, de autoria do vereador Dr. Deraldo Manoel Pereira Filho (PT), jogar xadrez fará parte das atividades normais dos estudantes das escolas municipais de Ouro Preto do Oeste. O objetivo do projeto segundo o vereador petista é democratizar a modalidade entre os estudantes da rede municipal de ensino, fazendo com que, por meio da prática, eles possam exercitar a memória e a concentração e, consequentemente, melhorar a aprendizagem.

De acordo com o vereador Dr. Deraldo democratizar a prática do xadrez entre as crianças e os jovens em idade escolar é de extrema importância, ainda mais se for levado em consideração que países desenvolvidos, como a Rússia, adotam a prática há tempos, colhendo, inclusive, resultados satisfatórios.

A inserção do xadrez será gradual e constante. Num momento inicial, o jogo será apresentado às crianças de forma lúdica, mostrando o tabuleiro, as posições corretas das peças e os nomes, os movimentos de cada peça, entre outras atividades. Num segundo momento iniciam os jogos e disputa entre alunos.

“É muito importante este projeto da inserção do xadrez nas escolas do nosso município. É fato que o xadrez exercita a memória e a concentração, desenvolve a inteligência e, automaticamente, reflete em melhor absorção de tudo aquilo que o estudante aprende em sala de aula. Muitos países desenvolvidos já fazem isso, e nós queremos fazer, agora, em Ouro Preto. Lembrando que a prática do esporte é o melhor caminho para afastar os jovens das drogas”, disse otimista o vereador Dr. Deraldo Pereira. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Alex Testoni (PSD), a expectativa é que o xadrez faça parte curricular a partir de 2014 nas escolas da rede pública municipal de ensino de Ouro Preto do Oeste.


Xadrez e sua história

É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.

Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.

Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.

Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.

Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.

O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

O raciocínio lógico e a capacidade de calculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e matemática.

Fonte: ouropretoonline.com/ professor William Pereira da Silva




Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia