Regionais : Senador Ivo Cassol critica infraestrutura de transportes
Enviado por alexandre em 23/04/2013 18:02:26

Em pronunciamento nesta segunda-feira (22), o senador Ivo Cassol (PP-RO) registrou seu "estarrecimento" diante de reportagem exibida ontem no programa Fantástico, da TV Globo, sobre a deficiência estrutural nas ferrovias e portos brasileiros, situação que, conforme salientou, causa prejuízo bilionário e encarece as mercadorias.

Cassol cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pelas iniciativas para melhorar a logística do país, em especial a Medida Provisória 595/12, a Medida Provisória 595/12, a MP dos Portos), mas cobrou a demissão de "companheiros" que, por falta de planejamento, mantêm o gargalo nos transportes. “Quem paga esse custo Brasil? Quem paga é toda a nossa população. Quem paga a falta de gerenciamento, a falta de competência, a falta de visão, a falta de gestão é a sociedade como um todo”, lamentou.

Cassol destacou a denúncia do Fantástico sobre os trilhos de baixa qualidade que têm obrigado a redução da carga na Ferrovia Norte-Sul. Ele criticou o "projeto feito nas coxas", lembrando que a obra da estrada de ferro foi iniciada há 26 anos e sofreu longa paralisação, e chamou a atenção para a existência de um lobby das indústrias de caminhão que, "por causa de meia dúzia de empregos nos grandes centros inviabiliza o país inteiro".

O senador também citou os problemas nos portos, como as filas de navios e a dificuldade que o país tem para cumprir prazos de entrega. Ele opinou que os opositores da privatização precisam ter a consciência da necessidade de "botar o Brasil para andar". Ainda em seu pronunciamento, Cassol afirmou que “a presidente Dilma já mandou foi tarde essa medida provisória. Esses portos brasileiros já deviam ter sido privatizados há dez anos. Até quando vai continuar esse monopólio dos que querem mamar o dinheiro público?” indagou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia