Política : TRÂNSITO
Enviado por alexandre em 22/04/2013 11:23:04


Carros estacionados sobre as calçadas dificultam a vida de pedestres
A lição é conhecida por todos: carros devem ficar nas ruas e pedestres, nas calçadas. Mas não é isso o que acontece na prática no município de Ouro Preto do Oeste. Em vários pontos da cidade a reportagem flagrou carros estacionados em cima de calçadas. Os veículos impedem a passagem dos pedestres, que com isso, são obrigados a seguir pelas ruas e correm o risco de serem atingidos por um carro.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica o estacionamento sobre a calçada como infração grave e prevê ao condutor do veículo a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa no valor de R$ 127,69. Em muitos casos, o pedestre tem de deixar a segurança da calçada para arriscar sua vida na rua entre os carros.

Um cadeirante ou uma pessoa com dificuldade de locomoção, não consegue passar nestes locais já que o espaço deixado para passagem são: apertados ou inexistentes. Outro problema comum são os veículos estacionados em frente a rampas e faixas de pedestres a exemplo que ocorre com freqüência em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal. Apesar dos flagrantes serem tão comuns a fiscalização é nula por parte da Polícia Militar a quem cabe fiscalizar o trânsito, já que o município ainda não firmou convênio neste sentido.

A sensação de impunidade que existe entre os motoristas estimula à prática do estacionamento sobre a calçada.
“Uma vergonha”, desabafa o pedestre Ricardo Menezes Silvestre. “A Prefeitura e os vereadores não tomam posição sobre o assunto. A própria polícia passa pelos carros estacionados irregularmente e não faz nada a exemplo da Ciretran. Todo motorista tem consciência das irregularidades, mas estacionar sobre a calçada acabou se transformando em uma comodidade”, acrescenta.



Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia