Regionais : Governo pode até quebrar, mas será por passagens e diárias
Enviado por alexandre em 18/04/2013 20:06:08

Mantida

 

A Assembleia Legislativa manteve a proibição da pesca predatória na região do Vale do Guaporé, que abrange ainda o rio Mamoré. O deputado Lebrão, que é da região, havia apresentado um projeto de lei complementar que ampliava a permissão de pesca, não deu certo. O plenário da Casa manteve o texto original e continua valendo a proibição de pesca predatória. Sábia a decisão da Casa, já nos restou tão pouco e é primordial que consigamos manter esses espaços.

 

Viagens

 

Viajar é bom e todo mundo gosta. Ainda mais se não tiver que pagar passagens nem hospedagens. E parece que os assessores de Confúcio Moura levaram bem a sério aquele conselho dado por ele no início de sua gestão, que “era necessário conhecer outros estados para a troca de experiências”. Uma rápida olhada no Diário Oficial do Estado, percebe-se que o que vai quebrar Rondônia não são os presos, que custam em média R$ 2.300,00. São as viagens dos assessores do governo, com passagens e respectivas diárias.

 

Interessante

 

Observar que ninguém vai para o sertão do Cariri, todo mundo quer ir para Santa Catarina, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e outros destinos, digamos, paradisíacos. Vocês lembram daquela moça chamada Carla Martins Ribeiro Mangabeira? Ela era gerente financeira da Secretaria de Saúde e segundo o Ministério Público “auxilia na tramitação e agilização dos processos e pagamentos em benefício das empresas vinculadas à Organização Criminosa”. A tal organização que o MP se refere é a que foi desbaratada pela Operação Termópilas. Pois bem, em novembro do ano passado, acompanhada da secretária da Paz (?) Maria da Penha de Souza Menezes, esteve em Maceió (AL) para participar de um fórum para discutir políticas anti-drogas.

 

Mais viagens

 

Lá pelo Detran a turma também parece que gosta de “trocar experiências”. Viagens para São Paulo, Santa Catarina e até Ribeirão Preto estão no roteiro da turma. E são tantas viagens que o Diário Oficial parece um diário de bordo. A edição do dia 28 de março deste ano, por exemplo, apresenta pelo menos duas dezenas de autorizações para viagens e diárias aos mais diversos destinos do País. E tem para todos os gostos. Confúcio anda reclamando da falta de dinheiro, mas não se vê o estado enxugar em nada, essas viagens, a maioria desnecessárias e sem resultados práticos nenhum, oneram absurdamente os cofres públicos. E não vamos nem falar da caravana da alegria que esteve no Rio de Janeiro participando do evento “Rio +20” que não trouxe absolutamente nada de positivo para o Estado.

 

Fantasmas

 

E ainda temos as tais “viagens fantasmas” feitas apenas no papel para o recebimento de diárias como “complemento” salarial.

 

Ainda viagens

 

Leitor envia e-mail perguntando, “jornalista, para que serve mesmo a Secretaria de Turismo do Estado”? Respondo: deve ser para fazer turismo, porque incentivo ao setor que é bom, nada.

 

Reunião

 

A ex-senadora Fátima Cleide convocou a “companheirada” para uma reunião na noite desta quinta-feira no colégio Mojuca. Na pauta, as candidaturas do partido para 2014 e é claro, o destino de Roberto Sobrinho na legenda.

 

Falando em PT

 

O presidente da IDARON, Marcelo Borges que praticamente se criou dentro do PT pediu desfiliação essa semana. A motivação principal, segundo ele, foi a “pressa da justiça em julgar o caso de Roberto”. Ele argumentou ainda que “companheiros sem terra ficam meses presos sem nem ter acusação formal - a poucos anos atrás - ainda mais julgar habeas corpus. Isso levanta suspeitas enormes”. E concluiu, “só tem o que restou do grupo do Eduardo e Fatima nessa luta para limpar o PT”. Com a saída de Marcelo, que é servidor do Ministério Público, o que resta do PT fica numa situação ainda mais complicada.

 

Crocodilo

 

Uma outra reunião ocorrida esta semana no auditório do PT, convocada por Roberto Sobrinho reuniu dezenas de filiados da legenda. Para variar ele chorou. E levou outros que acreditam nele a chorar também. Ele aproveitou para apontar como culpados por sua “desgraça” os petistas que não acreditam em suas lágrimas. Para ele, a coisa foi orquestrada.

 

Habeas corpus

 

O grande problema da concessão do habeas corpus para Roberto foi a velocidade com que foi julgado. Na verdade o desembargador Walter Waltenberg não precisava ter apreciado o caso. Ele alegou que “a pressa se devia ao fato dele entrar de férias dali a alguns dias”. Que entrasse, seu substituto poderia ter julgado, e talvez chegado a mesma conclusão. A sessão foi tensa e agora o Tribunal de Justiça vai julgar dois pedidos de suspeição, um de Waltenberg e outro do desembargador Gilberto Barbosa, acusado por Roberto de ter sido parcial em seu voto por ter sido membro do Ministério Público.

 

Absurdo

 

Cenas de agressão envolvendo adolescentes em portas de escolas de Rondônia entopem o canal de videos Youtube. Uma rápida busca é possível encontrar brigas até dentro das escolas, como uma violenta registrada por alunos do colégio Tiradentes, dentro de uma sala de aula. São imagens lamentáveis que acirram o debate sobre o que anda acontecendo com as crianças nas escolas. Desde quarta-feira circula um vídeo com agressões múltiplas contra uma aluna de uma escola ainda não identificada. A menina no chão, é agredida com chutes na cabeça e socos, desferidos por colegas. Alguém filma, mas ninguém interfere.

 

Exterior

 

Esta semana também foi destaque na imprensa mundial o caso da adolescente americana de 15 anos que foi violentada por amigos de sua escola que filmaram os abusos e divulgaram na internet. Oito dias depois do ocorrido a moça suicidou-se. Os rapazes ainda estão soltos, mas devem ser julgados em breve. Eles não foram expulsos da escola porque o crime não foi cometido naquele recinto, mas já foram devidamente identificados.

 

Esse tipo

 

De comportamento choca pais, professores e educadores de uma forma em geral, porque percebe-se que são casos que estão se tornando rotineiros. Pior é que não percebe-se uma movimentação no sentido de tentar descobrir o que está acontecendo. Situação está realmente crítica.

 

Fale conosco

 

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

 

Aeróbica pode prevenir danos ao cérebro de quem bebe em excesso

 

O exercício aeróbico pode ajudar a prevenir e, talvez, reverter alguns dos danos do cérebro associados com o consumo excessivo de álcool, de acordo com um novo estudo da Universidade de Colorado. Os resultados do estudo indicaram que o exercício aeróbico regular, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, está associado com um menor dano à massa branca do cérebro entre usuários abusivos ​​de álcool. A massa branca, com a matéria cinzenta, são os dois principais componentes físicos do órgão. Substância branca é composta por feixes de células nervosas que atuam como linhas de transmissão para facilitar a comunicação entre as várias partes do cérebro, disse o autor principal do estudo, Hollis Karoly, doutorando em psicologia e neurociência na Universidade de Colorado, no campus de Boulder. - Descobrimos que, para as pessoas que bebem muito e faziam muito exercício físico, não havia uma forte relação entre álcool e substância branca - disse Karoly. - Mas para as pessoas que bebem muito e não fazem exercício, nosso estudo mostrou a integridade da substância branca ficou comprometida em várias áreas do cérebro. Basicamente, isso significa que a substância branca não está enviando mensagens entre áreas do cérebro de forma tão eficiente como seria normalmente. O grupo de voluntários tinha 60 pessoas, 37 homens e 23 mulheres, que iam desde os bebedores moderados a consumidores abusivos de álcool, escolhidos depois de uma triagem para um estudo sobre problemas relacionados ao álcool e à nicotina.

Fonte: Alan Alex (www.painelpolitico.com)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia