Regionais : Regularização fundiária enganosa e o favoritismo de Confúcio
Enviado por alexandre em 18/04/2013 17:13:46

Terras –  O processo de regularização fundiária urbano, executado na administração do ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT), anunciado como trabalho de vulto, pode ser uma farsa. Pessoas que são proprietárias legítimas de áreas nobres da cidade tiveram documentos falsificados, ou desaparecidos e as terras sendo escrituradas em nome de um grupo denominado de “Amigos do Rei”.

Justiça – Um dos prejudicados, que constatou o problema quando procurou a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e não encontrou os documentos originais, disse que vai levar o problema, que é dos mais graves, pois envolve até cartórios, que foram enganados (presume-se) ao Ministério da Justiça. O Conselho Federal de Justiça deverá ser acionado para investigar a denúncia.

Garimpo – Muitas terras pertenciam a garimpeiros, que ganhavam dinheiro fácil e compravam lotes na capital. Eles foram embora ou morreram. As propriedades seriam terras devolutas do município, Estado ou União, mas “espertos” falsificaram ou desapareceram com documentos originais para favorecer “Amigos do Rei”. Agora terão que dar conta dos documentos originais. Abacaxi para o prefeito Mauro Nazif (PSB) descascar ou ser enquadrado como conivente.

Espaço – Mesmo não realizando uma administração eficiente e aprovada pela maioria da população de Rondônia, o governador Confúcio Moura (PMDB) tem muitas chances de disputar a reeleição. E vencer. É que os candidatos com maior poder de fogo o senador Ivo Cassol (PP-RO) e o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) estão fora em razão de estarem enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

Governo – O PT após a ex-senadora Fátima Cleide perder a reeleição em 2010 e a disputa pela Prefeitura de Porto Velho em 2012 ficou enfraquecido. Hoje o nome mais forte é do deputado federal Padre Ton (PT-RO), que não deverá ter problemas para se reeleger, mas com poucas chances de disputar o governo do Estado.

Adversário –
O quadro político atual destaca apenas o nome do ex-governador José Bianco (DEM), que depende de um agrupamento de lideranças para tentar retornar ao Palácio Getúlio Vargas como adversário mais forte de Confúcio. A aliança já está sendo formada e o PSD presidido pelo deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), seria um dos partidos, apesar da disposição pela disputa do prefeito de Ouro Oeste Alex Testoni (PSD) e do presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-PVH).

Opções – O Psol tem um nome expressivo para disputar o governo em 2014, o pastor Aluízio Vidal, que está bem preparado para a disputa. O PP tem como segunda via o deputado federal Carlos Magno, porque Cassol, que preside o partido no Estado estará fora das eleições de outubro do próximo ano. Novato na política partidária o presidente regional do PEN, o empresário Kazan da Fox Pneus deverá enfrentar as urnas disputando o governo ou o Senado.

Respigo

Pessoas próximas ao governador Confúcio Moura (PMDB) estão preocupadas. É que Confúcio sofreu uma operação delicada há dias e, mesmo sendo médico, não está obedecendo ao período de repouso +++ A denúncia de engodo e maracutaia no processo de regulamentação fundiária da área urbana de Porto Velho é muito grave. A “bomba” explodindo, o que deverá ocorrer em breve, figurões terão que dar muitas explicações +++ Ainda teremos mudanças na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Nos bastidores há imensa mobilização judicial para que quociente eleitoral seja revisto +++ Muito remota a possibilidade de o prefeito reeleito (85,83% dos votos válidos) de Vilhena, que está no segundo mandato José Rover (PP), coloque seu nome para disputar a Assembleia Legislativa em 2014. É mais provável que a sua esposa Lizângela seja candidata.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia