Policial : PELEGO
Enviado por alexandre em 02/04/2013 22:38:59


Chicola do Sinder ganha produtividade denuncia sindicalista do Simporo
Governo de Rondônia (DER-RO), Lucio Mosquini foi alvo de novas denúncias de trabalhadores que atuam nas residências do departamento nos municípios do interior do Estado. Dessa vez, o diretor é acusado de diminuir o percentual de produtividade dos trabalhadores sem justificativa.

A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais Oficiais do Estado de Rondônia (Simporo), Clay Milton Alves, que vai entrar com uma representação contra a direção do DER-RO para tentar evitar maiores prejuízos aos trabalhadores. Segundo o sindicalista, como o DER-RO se recusa a negociar com o sindicato, a única saída é a Judicial.

Clay Milton explicou que desde 2009, a Lei Complementar 529 (a mesma que criou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do DER-RO), artigo 37, Inciso II, prevê a gratificação de produtividade e sua Regulamentação através de Decreto. A Lei já foi regulamentada através do Decreto 14.838/2009 e diz que as avaliações de produtividade devem ser feitas pelo Chefe Imediato das Residências.

“A Lei é bem clara e não cabe ao DER-RO senão cumpri-la, mas é o que não vem ocorrendo. Há ainda previsão orçamentária para pagamento destas produtividades, e, portanto, não há prejuízos ao erário’, disse Clay Milton ao lembrar que a direção da autarquia já foi condenada pela Justiça por não cumprir acordos e não pagar horas extras a trabalhadores, dentre outros desmandos.

Em todas as residências, a reclamação é geral. A maioria teve diminuições drásticas em suas produtividades. E o que é pior: o próprio diretor-geral faz determinações verbais aos chefes imediatos e ao, ser pressionado não assume o que diz deixando chefes imediatos e trabalhadores em confronto dentro das residências.

“Ele usa das palavras para não assinar documento, pois sabe que estará burlando a Lei e pode ser responsabilizado. Iremos denunciar ainda esta semana ao Ministério Público para que ele pague as diferenças dessas produtividades e obrigue-o a cumprir a Lei”, disse Clay Milton que está de posse de alguns mapas de avaliação da produtividade dos trabalhadores que tiveram seus percentuais diminuídos.

SINDICALISTA RECEBE PRODUTIVIDADE CHEIA

Outra irregularidade que será denunciada ao MP pelo Simporo é o pagamento de produtividade ao sindicalista Francisco Vicente de Souza, o popular Chicola. Francisco Vicente de Souza não trabalha em trecho, mas recebe 100% de sua gratificação de produtividade como operador de maquinas pesadas (para produzir contra os trabalhadores).

Detalhe: Chicola é presidente do Sindicato do DER-RO (Sinder), que, como o nome já diz, é um sindicato pelego, que trabalha a serviço dos patrões da autarquia. Recentemente, o Sinder foi denunciado pela Força Sindical por funcionar sem carta sindical, que é um registro emitido pelo Ministério do Trabalho.

Segundo Clay Milton, sem esse registro o Sinder não tem personalidade sindical, e, portanto, não pode atuar como representante da categoria. A denúncia, porém, caiu no vazio e o Sinder continua funcionando irregularmente. “É por isso que a direção do DER-RO é bem clara quando admite que só negocia com o Sinder”, finalizou Clay Milton.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia