Regionais : Secretária estadual de Educação vai depor na Assembléia sobre denúncias de irregularidades
Enviado por alexandre em 20/03/2013 13:30:23

Porto Velho - Rondônia - A Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou na sessão desta terça-feira (19) a convocação da secretária de Estado de Educação, Izabel de Fátima Luz, para o próximo dia 26, quando ela deverá prestar esclarecimentos dentre outras coisas sobre o excessivo recebimento de diárias desde o período em que era diretora Financeira da Seduc.

Há denúncia de que em um dos meses, após ser empossada secretária, ela teria recebido um total de 24 diárias, o que é considerado um absurdo pelos deputados.

O requerimento de convocação da titular da Seduc para depor na Assembléia Legislativa é de autoria coletiva, e foi aprovado por unanimidade dos deputados presentes à sessão plenária.

Na semana passada, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho criticou a gestão de Izabel Luz diante das inúmeras denúncias e críticas formuladas na Assembléia Itinerante de Guajará-Mirim.

Já o primeiro vice-presidente da ALE, deputado Maurão de Carvalho defendeu a exoneração da secretária e manifestou seu posicionamento de convocar Izabel Luz para depor na Assembléia Legislativa.

Consta do objeto do requerimento de convocação da secretária, explicações sobre “as razões de tanta dificuldade para atender os parlamentares, verdadeiros representantes do povo, bem como as demais pessoas que a procuram junto à pasta que dirige”.

Um outro tema que a secretária Izabel Luz terá que explicar no dia 26 é a denúncia do sumiço de bens da Escola Estadual Alkindar Brasil de Arouca, em Guajará-Mirim, como centrais de ar condicionado, computadores, carteiras escolares, e ainda, sobre a rede de energia elétrica que, conforme a denúncia recebida pela Assembléia, não comporta a instalação das centrais.

Como se não bastasse, na escola os refeitórios estão em péssimas condições, assim como a merenda, e existe uma tentativa de reduzir para apenas um ano os cursos de técnicos de Hospedagem e de Agro-ecologia. A escola está alagada e com rachaduras na parede e até o momento os livros não foram entregues aos alunos. O cúmulo é que aulas estão sendo ministradas no pátio, devido ao intenso calor.

O deputado Eurípedes Lebrão (PTN) lembrou que após as intensas denúncias de problemas que não são resolvidos na Seduc, a secretária Izabel Luz teria pedido exoneração.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), disse que não há problema nisso. “Se ela sair, quem assumir vem na sessão e dá as explicações aos deputados”, destacou.

Autor: ALE

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia