Painel Político : PAINEL POLÍTICO
Enviado por alexandre em 12/03/2013 20:19:56

Pirâmide

 

Tão velho quanto andar para a frente são os chamados “golpes da pirâmide” que sempre implodem e deixam um monte de gente no prejuízo. A nova onda chama-se TelexFree, um produto tão absurdamente virtual que fica difícil acreditar na quantidade de pessoas que participam dessa fraude. Sim caros participantes, é uma fraude montada a partir de um esquema desenvolvido nos anos 1920 por um ítalo-americano chamado Charles Ponzi, que atraiu um sem número de clientes prometendo rentabilidade de 50% em apenas 45 dias. Quando o esquema entrou em colapso, descobriu-se que 160 milhões de cupons postais eram necessários para sustentar as margens que seduziam os investidores. Mas só existiam 27.000 no mercado. Condenado a anos de prisão, Ponzi posteriormente mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morreu pobre em 1949. Seu nome carimbou o golpe de pirâmide, mundialmente conhecido como esquema de Ponzi.

 

Exemplos modernos

 

Fundado em Goiânia em 1998, o grupo Avestruz Master oferecia contratos de compra e venda de avestruzes com compromisso de recompra dos animais. Assim, quem investisse em uma ave com 18 meses de vida, ganharia um retorno de 10% sobre a aplicação até o mês em que a avestruz fosse readquirida pela empresa. O lucro seria assegurado pela suposta exportação da carne. Mas o negócio propriamente dito jamais chegou a ir para frente: em sete anos de operação, nenhuma ave foi abatida. Na teoria, a Avestruz Master teria comercializado mais de 600 mil animais. Na prática, só possuía 38 mil. Apostando antes na propaganda do que nas aves em si, o grupo conquistou 40.000 investidores no Brasil, 30.000 deles só no estado de Goiás. Para engordar a base da pirâmide, foram gastos 4 milhões de reais em publicidade em 2004 - e apenas 100.000 reais em ração para as avestruzes. Quando a pirâmide ruiu em 2005, a empresa fechou as portas e seus sócios fugiram para o Paraguai. Em 2010, a Justiça Federal condenou os dois filhos e o genro do dono da Avestruz Master a indenizar os investidores em 100 milhões de reais. Jerson Maciel, controlador do grupo, morrera dois anos antes da decisão. Os acusados também receberam penas de 12 a 13 anos de prisão. A execução da indenização, contudo, só irá acontecer quando todos os recursos judiciais tiverem se esgotado. Se executada, ela não será suficiente para cobrir o prejuízo total amargado pelos investidores, estimado em 1 bilhão de reais.

 

Madoff brazuca

 

Acusado de provocar um prejuízo que beira 100 milhões de reais, o mineiro Thales Emmanuelle Maioline montou seu esquema de Ponzi em Belo Horizonte. O produto oferecido - e comprado por 2.000 investidores - era a participação em um Fundo de Investimento Capitalizado (Ficap), que só existia de fato no site da empresa criada por ele, a Firv Consultoria e Administração de Recursos Financeiros. Como os demais golpes do tipo, o fundo prometia um retorno de 5% ao mês acrescido de um bônus semestral. Mas depois que um investidor solicitou o resgate de 3 milhões de reais em julho de 2010, a pirâmide não conseguiu se manter de pé. Maioline desapareceu por 140 dias, sendo preso em dezembro de 2010.

 

Mais golpe

 

Outrora corretora de câmbio, a Agente BR passou a ofertar clubes de investimento sem registro na CVM a partir de 2006. Sediada em São Paulo e controlada por Túlio Vinícius Vertullo, a empresa anunciava retorno mínimo de 5% ao mês com a aplicação em clubes de investimento virtuais. Com a exigência de um aporte que partia de 10.000 reais e da apresentação de convite para participar, o investimento ganhou ares de tesouro escondido. Mas a rentabilidade prometida - e provada via home broker da instituição - não passava de uma armação. Embora a CVM tenha divulgado um alerta ao mercado sobre a irregularidade das operações, a empresa continuou funcionando até janeiro de 2009, quando sofreu intervenção do Banco Central. Estima-se que cerca de 3.000 investidores tenham perdido aproximadamente 100 milhões de reais. Essas informações foram retiradas da revista Exame.

 

Resumindo

 

Resolvi colocar essas informações porque venho sendo assediado diariamente para que eu compre créditos de uma empresa que vende tecnologia VOIP, um serviço disponibilizado gratuitamente pela Microsoft, através do Windows Live, pela Skype, por dezenas de programas como Tango, Google Talk, enfim, é no mínimo uma insanidade comprar um serviço de uma empresa obscura a um preço ainda mais insano, enquanto existem alternativas gratuitas e muito melhores.

 

Chapéu de otário é marreta

 

Enquanto o sujeito joga fora o próprio dinheiro, não é problema de ninguém, mas quando ele acha que pode jogar fora o dinheiro alheio, ai o problema é mais sério. O esquema TelexFree vai cair, é questão de semanas. E quem vai arcar com os prejuízos são os que estão entrando agora. Quem sustenta o topo da pirâmide é a base e quando ela começar a rarear, o que já está acontecendo, os “ganhos” serão cada vez mais espaçados, até que vão se reduzir a nada. Diariamente ouço estórias sobre o “fulano que investiu R$ 30 mil” ou o “cicrano que comprou R$ 100 mil em créditos”. Quanto a esses só posso lamentar. Vão amargar os prejuízos. Agora posso dar uma dica, já que está com dinheiro para jogar fora, procure fazer uma coisa útil, como ajudar uma entidade de cunho social. O retorno desse investimento é garantido. Se você não ganhar nada nessa vida, quem sabe quando morrer garanta um lugar no céu.

 

Pior

 

É que as pessoas que gerenciam esse golpe criminoso estão sobrecarregando os servidores de internet que hospedam páginas com referências negativas ao esquema. O Rondoniaovivo está sendo alvo de ataques desde ontem por máquinas que já estão sendo identificadas.

 

Eleições

 

Nesta quinta-feira, 14, o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (SINSEPOL) elege sua diretoria. Cinco chapas estão na disputa. Hoje (terça-feira) a partir das 19 horas acontece na sede da OAB em Porto Velho o debate entre os candidatos à presidência da entidade.

 

Chapas

 

Disputam a presidência Tito Soares Paz, pela chapa “O Conhecimento, Experiência e Luta”; Antônio Jales Gomes Moreira(atual presidente) pela chapa “A Força da Renovação”; José Castro Ferreira, pela chapa “Sinsepol Forte, Atuante e Diligente”; Renan Gomes Maldonado de Jesus, pela chapa “Atitude e Competência” e Antônio Remígio Perez, pela chapa “Resgate da Moralidade. Por um Sindicato Forte e Atuante”.

 

Nada ainda

 

Nem uma palavra sobre o assassinato do empresário Raimundo Aguiar, também conhecido como Nonato. Ele foi morto com três tiros na manhã de segunda-feira em frente a um prédio que estava construindo. A polícia não se manifestou sobre pistas ou paradeiro de assassino e mandante.

 

Bancos são culpados

 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusou as instituições financeiras de atrasarem investigações do Ministério Público, por dificultarem o acesso a dados que, para ele, deveriam ser disponibilizados imediatamente. A declaração foi dada nesta terça-feira, em um seminário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre lavagem de dinheiro. Para Gurgel, o boicote dos bancos ocorre não só em investigações contra lavagem. Para Gurgel, os bancos devem melhorar o sistema, para não colaborarem com as práticas criminosas. Ele defendeu que o Banco Central seja cada dia mais rigoroso no enquadramento das instituições financeiras. O procurador-geral afirmou que o Ministério Público tem plenas condições de combater a lavagem de dinheiro. E que não sabe o motivo de haver tanto arquivamento de denúncias do crime nos tribunais.

 

Fale conosco

 

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

 

O segredo da felicidade está na bioquímica

 

Não é poder, ou dinheiro, muito menos uma coisa abstrata. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que o segredo para a felicidade está em um peptídeo (uma proteína simples) chamado hipocretina. Durante o estudo, publicado semana passada na revista “Nature Communications”, os níveis de hipocretina subiam quando os assuntos tratados eram relacionados à felicidade e desciam quando se tratava de tristeza. A descoberta tem implicações tanto nos tratamentos de depressão quanto no estudo de narcolepsia, um distúrbio do sono que pode ter relação com a depressão. A pesquisa examinou dois peptídeos no cérebro, o MCH (hormônio de concentração da melanina), que aumentam no início do sono, e a hipocretina, que fica mais alta de manhã, ao acordar. Para checar o relacionamento entre hipocretina, depressão e narcolepsia, os pesquisadores acompanharam os exames em hospital de oito pacientes epiléticos que já estavam sendo monitorados com eletrodos implantados. Eles mediram os dois peptídeos enquanto os pacientes assistiam TV, falavam com funcionários do hospital e com seus familiares, durante os exames clínicos e o sono. A cada hora os pacientes davam cotação a seus humores em um questionário. Quando eles tinham experiência com emoções positivas, como raiva, interações sociais e também quando acordavam, os níveis de hipocretina subiam. Quando estavam com dor ou dormindo, os níveis de hipocretina ficavam muito mais baixos. Já os níveis de MCH ficavam maiores quando os pacientes estavam pegando no sono ou logo depois de comer, e menores quando tinham dor ou interagiam socialmente.

Fonte: Alan Alex (www.painelpolitico.com)



Pirâmide

 

Tão velho quanto andar para a frente são os chamados “golpes da pirâmide” que sempre implodem e deixam um monte de gente no prejuízo. A nova onda chama-se TelexFree, um produto tão absurdamente virtual que fica difícil acreditar na quantidade de pessoas que participam dessa fraude. Sim caros participantes, é uma fraude montada a partir de um esquema desenvolvido nos anos 1920 por um ítalo-americano chamado Charles Ponzi, que atraiu um sem número de clientes prometendo rentabilidade de 50% em apenas 45 dias. Quando o esquema entrou em colapso, descobriu-se que 160 milhões de cupons postais eram necessários para sustentar as margens que seduziam os investidores. Mas só existiam 27.000 no mercado. Condenado a anos de prisão, Ponzi posteriormente mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morreu pobre em 1949. Seu nome carimbou o golpe de pirâmide, mundialmente conhecido como esquema de Ponzi.

 

Exemplos modernos

 

Fundado em Goiânia em 1998, o grupo Avestruz Master oferecia contratos de compra e venda de avestruzes com compromisso de recompra dos animais. Assim, quem investisse em uma ave com 18 meses de vida, ganharia um retorno de 10% sobre a aplicação até o mês em que a avestruz fosse readquirida pela empresa. O lucro seria assegurado pela suposta exportação da carne. Mas o negócio propriamente dito jamais chegou a ir para frente: em sete anos de operação, nenhuma ave foi abatida. Na teoria, a Avestruz Master teria comercializado mais de 600 mil animais. Na prática, só possuía 38 mil. Apostando antes na propaganda do que nas aves em si, o grupo conquistou 40.000 investidores no Brasil, 30.000 deles só no estado de Goiás. Para engordar a base da pirâmide, foram gastos 4 milhões de reais em publicidade em 2004 - e apenas 100.000 reais em ração para as avestruzes. Quando a pirâmide ruiu em 2005, a empresa fechou as portas e seus sócios fugiram para o Paraguai. Em 2010, a Justiça Federal condenou os dois filhos e o genro do dono da Avestruz Master a indenizar os investidores em 100 milhões de reais. Jerson Maciel, controlador do grupo, morrera dois anos antes da decisão. Os acusados também receberam penas de 12 a 13 anos de prisão. A execução da indenização, contudo, só irá acontecer quando todos os recursos judiciais tiverem se esgotado. Se executada, ela não será suficiente para cobrir o prejuízo total amargado pelos investidores, estimado em 1 bilhão de reais.

 

Madoff brazuca

 

Acusado de provocar um prejuízo que beira 100 milhões de reais, o mineiro Thales Emmanuelle Maioline montou seu esquema de Ponzi em Belo Horizonte. O produto oferecido - e comprado por 2.000 investidores - era a participação em um Fundo de Investimento Capitalizado (Ficap), que só existia de fato no site da empresa criada por ele, a Firv Consultoria e Administração de Recursos Financeiros. Como os demais golpes do tipo, o fundo prometia um retorno de 5% ao mês acrescido de um bônus semestral. Mas depois que um investidor solicitou o resgate de 3 milhões de reais em julho de 2010, a pirâmide não conseguiu se manter de pé. Maioline desapareceu por 140 dias, sendo preso em dezembro de 2010.

 

Mais golpe

 

Outrora corretora de câmbio, a Agente BR passou a ofertar clubes de investimento sem registro na CVM a partir de 2006. Sediada em São Paulo e controlada por Túlio Vinícius Vertullo, a empresa anunciava retorno mínimo de 5% ao mês com a aplicação em clubes de investimento virtuais. Com a exigência de um aporte que partia de 10.000 reais e da apresentação de convite para participar, o investimento ganhou ares de tesouro escondido. Mas a rentabilidade prometida - e provada via home broker da instituição - não passava de uma armação. Embora a CVM tenha divulgado um alerta ao mercado sobre a irregularidade das operações, a empresa continuou funcionando até janeiro de 2009, quando sofreu intervenção do Banco Central. Estima-se que cerca de 3.000 investidores tenham perdido aproximadamente 100 milhões de reais. Essas informações foram retiradas da revista Exame.

 

Resumindo

 

Resolvi colocar essas informações porque venho sendo assediado diariamente para que eu compre créditos de uma empresa que vende tecnologia VOIP, um serviço disponibilizado gratuitamente pela Microsoft, através do Windows Live, pela Skype, por dezenas de programas como Tango, Google Talk, enfim, é no mínimo uma insanidade comprar um serviço de uma empresa obscura a um preço ainda mais insano, enquanto existem alternativas gratuitas e muito melhores.

 

Chapéu de otário é marreta

 

Enquanto o sujeito joga fora o próprio dinheiro, não é problema de ninguém, mas quando ele acha que pode jogar fora o dinheiro alheio, ai o problema é mais sério. O esquema TelexFree vai cair, é questão de semanas. E quem vai arcar com os prejuízos são os que estão entrando agora. Quem sustenta o topo da pirâmide é a base e quando ela começar a rarear, o que já está acontecendo, os “ganhos” serão cada vez mais espaçados, até que vão se reduzir a nada. Diariamente ouço estórias sobre o “fulano que investiu R$ 30 mil” ou o “cicrano que comprou R$ 100 mil em créditos”. Quanto a esses só posso lamentar. Vão amargar os prejuízos. Agora posso dar uma dica, já que está com dinheiro para jogar fora, procure fazer uma coisa útil, como ajudar uma entidade de cunho social. O retorno desse investimento é garantido. Se você não ganhar nada nessa vida, quem sabe quando morrer garanta um lugar no céu.

 

Pior

 

É que as pessoas que gerenciam esse golpe criminoso estão sobrecarregando os servidores de internet que hospedam páginas com referências negativas ao esquema. O Rondoniaovivo está sendo alvo de ataques desde ontem por máquinas que já estão sendo identificadas.

 

Eleições

 

Nesta quinta-feira, 14, o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (SINSEPOL) elege sua diretoria. Cinco chapas estão na disputa. Hoje (terça-feira) a partir das 19 horas acontece na sede da OAB em Porto Velho o debate entre os candidatos à presidência da entidade.

 

Chapas

 

Disputam a presidência Tito Soares Paz, pela chapa “O Conhecimento, Experiência e Luta”; Antônio Jales Gomes Moreira(atual presidente) pela chapa “A Força da Renovação”; José Castro Ferreira, pela chapa “Sinsepol Forte, Atuante e Diligente”; Renan Gomes Maldonado de Jesus, pela chapa “Atitude e Competência” e Antônio Remígio Perez, pela chapa “Resgate da Moralidade. Por um Sindicato Forte e Atuante”.

 

Nada ainda

 

Nem uma palavra sobre o assassinato do empresário Raimundo Aguiar, também conhecido como Nonato. Ele foi morto com três tiros na manhã de segunda-feira em frente a um prédio que estava construindo. A polícia não se manifestou sobre pistas ou paradeiro de assassino e mandante.

 

Bancos são culpados

 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusou as instituições financeiras de atrasarem investigações do Ministério Público, por dificultarem o acesso a dados que, para ele, deveriam ser disponibilizados imediatamente. A declaração foi dada nesta terça-feira, em um seminário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre lavagem de dinheiro. Para Gurgel, o boicote dos bancos ocorre não só em investigações contra lavagem. Para Gurgel, os bancos devem melhorar o sistema, para não colaborarem com as práticas criminosas. Ele defendeu que o Banco Central seja cada dia mais rigoroso no enquadramento das instituições financeiras. O procurador-geral afirmou que o Ministério Público tem plenas condições de combater a lavagem de dinheiro. E que não sabe o motivo de haver tanto arquivamento de denúncias do crime nos tribunais.

 

Fale conosco

 

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

 

O segredo da felicidade está na bioquímica

 

Não é poder, ou dinheiro, muito menos uma coisa abstrata. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que o segredo para a felicidade está em um peptídeo (uma proteína simples) chamado hipocretina. Durante o estudo, publicado semana passada na revista “Nature Communications”, os níveis de hipocretina subiam quando os assuntos tratados eram relacionados à felicidade e desciam quando se tratava de tristeza. A descoberta tem implicações tanto nos tratamentos de depressão quanto no estudo de narcolepsia, um distúrbio do sono que pode ter relação com a depressão. A pesquisa examinou dois peptídeos no cérebro, o MCH (hormônio de concentração da melanina), que aumentam no início do sono, e a hipocretina, que fica mais alta de manhã, ao acordar. Para checar o relacionamento entre hipocretina, depressão e narcolepsia, os pesquisadores acompanharam os exames em hospital de oito pacientes epiléticos que já estavam sendo monitorados com eletrodos implantados. Eles mediram os dois peptídeos enquanto os pacientes assistiam TV, falavam com funcionários do hospital e com seus familiares, durante os exames clínicos e o sono. A cada hora os pacientes davam cotação a seus humores em um questionário. Quando eles tinham experiência com emoções positivas, como raiva, interações sociais e também quando acordavam, os níveis de hipocretina subiam. Quando estavam com dor ou dormindo, os níveis de hipocretina ficavam muito mais baixos. Já os níveis de MCH ficavam maiores quando os pacientes estavam pegando no sono ou logo depois de comer, e menores quando tinham dor ou interagiam socialmente.

Fonte: Alan Alex (www.painelpolitico.com)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia