Política : DESGOVERNO
Enviado por alexandre em 03/03/2013 18:50:00


MP recebe denúncia de pais de alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato
A Escola estadual Monteiro Lobato localizada no bairro Liberdade em Ouro Preto do Oeste, foi escolhida para servir de modelo para o projeto Guaporé. O projeto uma parceria envolvendo Governo federal com o estadual visa implantar a Educação Integral nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Rondônia, com ampliação da jornada escolar diária de 4 para 8 horas quando a permanência dos alunos matriculados no matutino, 3º ao 7º ano, entrarão na escola às 7h da manhã e sairão às 15h da tarde, já os alunos matriculados no período vespertino, do 7º ao 9º ano, estudarão das 9h da manhã às 17h da tarde.

Mas a realidade na Escola estadual Monteiro Lobato com cerca de 850 alunos matriculados é de um verdadeiro descaso por parte do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. A falta de infraestrutura da escola é latente segundo denúncia feita por uma comissão de pais de alunos ao promotor de Justiça Evandro Araujo Oliveira, as instalações elétrica e hidráulica estão em péssimo estado de conservação, as salas de aula chegam abrigar até 50 alunos com um detalhe sem ventiladores ou ar-condicionador, existem apenas 8 (oito) chuveiros para atender toda demanda, a cozinha aonde é preparada a merenda escolar é uma local insalubre, a biblioteca foi desativada para servir de sala de aula e os livros estão jogados em um deposito, não tem local para os alunos escovarem os dentes e na hora da refeição falta acomodações dignas (cadeiras e mesas). A comissão de pais de alunos relatou ainda que o rodízio de professores vem prejudicando o aprendizado, já que a mudança de educador/responsavel é uma constante, além de que os monitores que foram contratados recebem a importância de R$ 300 (trezentos reais) por mês para desenvolverem as atividades recreativas, esta baixa remuneração faz com que Eles (monitores) não tenha o devido comprometimento.

Após ouvir os relatos dos pais dos alunos o promotor de Justiça Evandro Araujo, determinou uma diligencia na Escola que será inspecionada pela própria autoridade e uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Segundo o promotor de Justiça caso seja necessário a Escola será interditada e o MP vai propor uma ação civil pública em desfavor do governo do estado, para que a escola seja adequada para receber os alunos do Projeto Guaporé. “Pelos relatos aqui colhidos estamos diante de um fato no mínimo vergonhoso com a educação. É preciso que o gestor público saiba que a educação é o meio mais eficaz para transformar uma sociedade em um povo participativo”, disse o promotor de Justiça.

Por meio de uma nota enviada pelo secretário-adjunto da Seduc Daniel Glaucio Gomes de Oliveira, O projeto de reforma e ampliação da Escola Monteiro Lobato será desenvolvido, junto com as demais de Tempo Integral e ficará pronto até Julho/13, conforme cronograma dos projetos. E que os coordenadores regionais e diretores já sabiam desta realidade há tempos. Até lá os alunos vão ter que conviver com o descaso do governo do Estado.
Alexandre Araujo/rondoniagora

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia