Regionais : De Rondônia para São Paulo - BMX sem fronteiras para jovens de Rolim de Moura
Enviado por alexandre em 16/02/2013 22:33:18

Vagner Tutano e Douglas Coruja saíram de Rondônia para perseguir o sonho de andar de BMX. Os dois pilotos se mudaram para São Paulo, a milhares de quilômetros de distância da terra natal para viver no epicentro do BMX nacional.
São Paulo, na última década, se tornou uma das maiores concentrações de boas pistas, pilotos, marcas, distribuidoras e lojas especializadas em BMX no país.
Isso atraiu pilotos de diversos estados brasileiros a migrarem para São Paulo em busca de uma chance nesse mercado que não para de crescer.
Vagner Tutano veio a São Paulo pela primeira vez em 2009 com o objetivo de passar quatro meses competindo e conhecendo mais sobre como funcionavam o BMX em um grande centro.
“Foi a realização de um sonho, pude conhecer a cena da cidade, os pilotos e as pistas famosas que só víamos pela internet e em vídeos,” comenta Vagner.
A paixão pelo estilo de vida foi instantânea. A ideia de se mudar para São Paulo foi uma consequência natural. Há dois anos a cidade se tornou a casa deste piloto de Rondônia.
Vagner não vive da bike, mas vive para a bike. Ele arrumou um emprego para se manter e desde então vem perseguindo seus objetivos com muita determinação e consciência.
“Ainda não vivo só da bike, corri atrás de uma profissão extra para poder viver aqui e manter minhas necessidades. Em Rondônia eu morava sozinho, então pensei: Porque não trabalhar e andar de bike em São Paulo?” Comenta Vagner.
“A cena em São Paulo é ótima, aprendi muita coisa sobre o BMX. Tem oportunidades para todo mundo. Já até consegui um apoio de uma bike shop, conheci pilotos internacionais que estavam em turnê pelo Brasil. Sempre participo de competições, pois tem eventos quase todo final de semana. Sempre que posso estou de rolê com meus amigos, sempre motivado a andar. Aqui tem muitas opções e só depende de você fazer acontecer,” explica Vagner.
A história de Vagner serviu de exemplos para outros pilotos de Rondônia. Douglas Coruja, de Rolim de Moura, conversando com o amigo Vagner decidiu que era hora de andar em novos picos. Com o apoio de Vagner, Douglas mudou-se recentemente para São Paulo.
Há cinco meses na cidade, o piloto que já havia passado por aqui em competições e jams disse que dessa vez ele veio para ficar: “Vim pelo BMX, quero estar presente na cena, larguei emprego, amigos e familiares para trás. A cena BMX aqui é muito forte e com atletas de alto nível. Resolvi então encarar São Paulo e seguir adiante com meu sonho no BMX.”
Nesse período Douglas e Vagner vêm se esforçando e ganhando muita exposição e apoio da cena local. Douglas já se destacou em alguns eventos na categoria open pelo estado e Vagner Tutano vem lapidando o seu caminho rumo ao topo em competições amadoras.
Ambos os pilotos tem os mesmo planos para o futuro: Fazer um curso de inglês, ir para o mundial de BMX na Alemanha e depois conhecer o BMX nos Estados Unidos.

UOL

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia