Mais Notícias : TSE prorroga prazo
Enviado por alexandre em 20/08/2010 09:34:45



TSE prorroga prazo para analisar registros

19 de Agosto de 2010
TSE prorroga prazo para analisar registros de candidaturas barradas.
A Assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (19) a dilatação do prazo para o julgamento dos registros de candidatura dos políticos que tiveram as candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa.

O prazo estava anteriormente estipulado para hoje, mas devido a demanda o tribunal suspendeu o prazo e não existe uma nova data para que todos os recursos sejam julgados.

O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, garante que pelos prazos da lei eleitoral é possível que candidatos já barrados pela lei possam continuar na campanha e até tomar posse se o TSE não tiver julgado os recursos a tempo.

“Temos prazos processuais que não podem ser descumpridos. Vamos dar celeridade a esses julgamentos, inclusive com sessões extraordinárias para dar conta do grande número de recursos. O fato de tomar posse e exercer o mandato sub júdice é relativamente normal. Faz parte da própria legislação eleitoral”, disse.

Dentre os casos dos políticos mais representativos que foram barrados pela Justiça Eleitoral nos estados e recorreram ao TSE estão o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz.

Para o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, disse que pode haver uma sensação de impunidade por parte dos eleitores, mas que não se trata de privilegiar a classe política. “O recurso não é só para políticos. Qualquer cidadão pode recorrer à uma instância superior e pedir o reexame de uma decisão que ele entende que não foi examinada corretamente”, disse.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia