Policial : FUMACÊ DA GOTA
Enviado por alexandre em 01/08/2012 20:52:59



Maconha é consumida diariamente por 1,5 milhão de brasileiros

o Brasil, 1,5 milhão de pessoas usa maconha diariamente. O índice de dependentes deste tipo de droga chega a 37%. Os dados constam do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas - Uso de Maconha no Brasil, realizado em 149 municípios em todo o país, apresentados nesta quarta-feira pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)...






De acordo com Laranjeira, o consumo entre adolescentes cresceu 40%, principalmente no sexo masculino. E eles experimentam a droga cada vez mais cedo, antes dos 18 anos. Isso pode levar a ter surtos psicóticos na vida adulta.



- O índice de dependência também nos chamou atenção, 37%. Eu achava que ficaria em torno de 20%. Algo muito sério em termo de saúde pública, já que faltam programas e centros de tratamentos para usuários de droga no país - explica o psiquiatra.



A pesquisa aponta que 62% revelaram ter usado a maconha pela primeira vez antes dos 18 anos. E ainda que 7% da população adulta já provaram a droga.



As entrevistas foram realizadas em domicílios, com 4.607 pessoas com idade a partir de 14 anos. Os questionários foram respondidos de maneira sigilosa.

Cerca de 7% dos adultos brasileiros já usaram maconha pelo menos uma vez na vida (cerca de 8 milhões de pessoas) e 3% da população adulta (mais de 3 milhões) afirmou ter consumido a droga no último ano. Além disso, mais da metade dos usuários, ou cerca de 1,5 milhão de indivíduos, usa a substância todos os dias. É o que mostra o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado pela Universidade Federal de São Paulo nesta quarta-feira (01/08)).

A pesquisa, feita com 4.607 pessoas de 149 municípios brasileiros, indica que a experimentação da maconha ocorre antes dos 18 anos para a maioria, ou 62%, da população que já consumiu (ou ainda consome) a droga. Cerca de 37% dos usuários são considerados dependentes da substância.

Quando aplicados ao universo dos adolescentes, os resultados não são muito diferentes: 4% (o equivalente a 600 mil indivíduos) consumiram maconha pelo menos uma vez na vida, e 3% (mais de 470 mil), no último ano. Destes jovens, 17% conseguiram obter a substância na escola.

Segundo o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, em 2006 existia um adolescente para cada adulto que usa maconha. Em 2012, a proporção aumentou para 1,4 adolescente por adulto, o que é preocupante.



[*][IMG]http://imguol.com/2012/08/01/consumo-de-maconha-no-brasil-e-em-outros-paises-1343835698592_876x628.jpg[/IMG][/*]


Os dados mostram que o Brasil não está entre os países com maiores índices de consumo de maconha - ele aparece em 17º no ranking. Em primeiro lugar está o Canadá (44% de uso na vida e 14% no último ano), a Nova Zelândia (42% e 13%, respectivamente) e Estados Unidos (41% e 10%).

No entanto, ainda conforme a pesquisa, as Nações Unidas acreditam que os dados oficiais na América Latina possam ser subestimados, "uma vez que o volume de maconha apreendido no Brasil está entre os maiores do mundo e o país não é um grande fornecedor de nenhuma região."

A pesquisa tambem aferiu que a maior parte dos brasileiros, ou 75%, é contra a legalização da maconha.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia