Regionais : Abuso do Detran na fiscalização de insulfilm
Enviado por alexandre em 20/06/2012 18:34:54



Proprietários de veículos e instaladores de insulfilm de Rondônia estão indignados com a falta de critério de policiais, para o uso da película. Multas estão sendo aplicadas de forma aleatória e os motoristas obrigados e retirarem a película dos vidros dos veículos, mesmo com o carimbo do Inmetro.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) adquiriu em 2011 nove aparelhos Translux, que estão sendo usados na fiscalização na capital e interior do Estado. Ocorre que o manual de instruções não está sendo lido pelos usuários. Regras importantes não estão sendo observadas.

O aparelho não pode ser usado à noite. Mas os agentes de trânsito estão fiscalizando com o equipamentos, multando e retirando a película, não importando o grau de transparência.

Outro item importante é que o manual recomenda que, após a medição, que deve ser feita à luz do dia, é preciso esperar 30 minutos para o aparelho ser utilizado novamente. “Não é isso que está sendo feito”, diz um proprietário de empresa especializada na colocação da película em Porto Velho.

Empresas especializadas e proprietários de veículos que foram notificados na capital terão encontro no próximo dia 15, com o vereador de Porto Velho Cláudio Carvalho (PT). Os participantes buscarão meios para contestar as multas e exigir que o aparelho seja utilizado de acordo com o manual de instruções do equipamento e não de forma aleatória.

O movimento nas empresas que trabalham na aplicação de insulfilm, segundo um dos proprietários ”caiu no mínimo pela metade. Nossos prejuízos estão sendo elevados em razão da não aplicação correta da resolução e do uso do aparelho medidor”, lamenta.

A rigidez dos agentes não é para todos. Viaturas da polícia e de autoridades circulam com até 100% da película.

observador

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia