Regionais : Denuncias de atendimento por falsos dentistas em Nova Dimensão é confirmada pelo CRO-RO
Enviado por alexandre em 20/04/2010 10:41:14



Denuncias de atendimento por falsos dentistas em Nova Dimensão é confirmada pelo CRO-RO



Denúncias chegaram ao Conselho Regional de Odontologia de Rondônia – CRO – RO, de que falsos dentistas estariam agindo na região de Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré, Rondonia, cerca de 400 quilômetros de Porto Velho. A fiscalização do CRO confirmou a denúncia, neste final de semana, sendo conduzido a delegacia em Nova Mamoré, o Técnico em Higiene Dental Edelson de Jesus após ter confirmado a equipe de fiscalização e policiais militares de que estava exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista.

De acordo com a cirurgiã-dentista Sandra Menezes, presidente do CRO-RO, o Técnico em Higiene Dental, tem seu trabalho definido de acordo com o art. 12, da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, “e nunca, prestar assistência direta ou indiretamente, a paciente sem a indispensável supervisão de cirurgião-dentista ou seja, por qualquer hipótese, atuar como cirurgião-dentista”.

Para ela, nada justifica uma pessoa que não tenha qualificação como dentista, pratique este atendimento. Embora seja ele registrado como THD, não justifica tal comportamento. Sem os conhecimentos, principalmente de biossegurança, a situação de quem foi buscar auxilio torna-se lamentável.

No mesmo distrito, o cirurgião-dentista Milton Foroni, Coordenador de Fiscalização do Exercício profissional da Odontologia, tendo o apoio da Polícia Militar local, através do sargento PM Paiva e dos PMs, Jean, Nogueira e Petronilio, foi a dois outros pontos de atendimento onde a população estava sendo molestada por falsos dentistas.

“Creio que com nossa chegada, estes dois charlatões possam ter sido avisados e fugido do distrito”, observou Milton Foroni, acrescentando que a Polícia está ciente da picaretagem aplicada pelos charlatões e agirá com rigor, conforme determina o art. 282 do Código Penal Brasileiro.

A denuncia, em forma de carta, dizia que "um senhor chamado por Antonio Dentista é charlatão e ele faz coisas terríveis. Ele é um verdadeiro porco, pois os clientes dele cospe num balde velho. Um dia ele atendeu um cliente e ele pegou bactéria". Na carta a pessoa ainda diz que "ele trabalha perto do posto de saúde. No chiqueiro que ele atende, tem duas placas grandes escrito Dentista".

O delegado de Polícia Civil, Loubivar de Castro Araújo, da delegacia de Polícia em Nova Mamoré, que já flagranteou uma falsa dentista naquele município determinou que o acusado fosse ouvido para esclarecimentos sobre as denuncias que pesam sobre ele.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia