Regionais : População acerta, cassação vira pizza e Valter é ‘boi de piranha’
Enviado por alexandre em 24/05/2012 16:22:51



Pizza. Não há outra maneira de definir a patacoada político-teatral desencadeada pelos deputados estaduais de Rondônia que, na última terça-feira, 22, durante a leitura do relatório final da Comissão Parlamentar Processante Provisória (CPP), indicou como punição apenas cassação a Valter Araújo (PTB-Porto Velho). Os demais parlamentares envolvidos no julgamento político terão, no máximo, 30 dias de afastamento.

Quatro membros do Legislativo Estadual se anteciparam numa manobra evasiva se trancando a sete chaves com seus pares para negociar punição mais branda em troca da renúncia à Mesa Diretora, são eles: Jean de Oliveira (PSDB-Porto Velho), Epifânia Barbosa (PT-Porto Velho), Saulo Moreira, o Saulo da Renascer (PDT-Ariquemes) e Ana Lúcia Dermani de Aguiar, a Ana da Oito (PTdoB-Nova Mamoré).

Os parlamentares que não tiveram seus nomes envolvidos no rol de acusações levantadas pela Operação Termópilas poderão agora assumir os cargos aumentando assim o número de assessores à sua disposição, benefícios salariais e o próprio poder.



POPULAÇÃO REVOLTADA

O Estado de Rondônia inteiro acompanhou via transmissão pela internet ou na própria Casa de Leis o inicio do desfecho do julgamento políticos dos deputados.

Já ressabiados com casos passados de corrupção no Legislativo, a exemplo da Operação Dominó, pessoas assistiram o procedimento da leitura do relatório vestidos de palhaços ou com caixas de pizzas nas mãos num protesto que já antecipava o que aconteceria horas depois.

Murmúrios no meio dos que observavam o circo mostravam que a falta de crença nos deputados vai muito além do que se imagina. Para o povo, se Valter Araújo for cassado, será apenas por ser 'boi de piranha' e, claro, por estar foragido:

“ – Tenho certeza que no dia da votação no plenário nem Valter Araújo será cassado. Todos ali têm rabo preso”, dizia um inconformado no meio da multidão.

RONDÔNIA MOSTRA FORÇA

Apesar da descrença e da certeza da impunidade aos deputados, a sociedade organizada em Rondônia demonstrou sua força nos protestos tanto nas redes sociais quanto na própria sede da Assembleia Legislativa do Estado. As manifestações ecoaram por todo o Brasil demonstrando que a consciência política parece ter alcançado as pessoas. Outro grito, no fundo da galeria, sintetizou o sentimento arraigado pela movimentação anticorrupção:

“ – Aqui podem sair ilesos, mas na urna, na hora do voto, renovaremos a Casa de Leis”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia