Regionais : Prefeito e vice de Nova União viajam a Brasília em busca de recursos
Enviado por alexandre em 23/05/2012 22:03:27



O prefeito Luiz Gomes Furtado e seu vice Vanderlei Moitinho de Souza (Lein) viajaram à Brasília na última semana. Na capital federal eles cumpriram intensa programação, de segunda (14) a quinta-feira (17). Em visita ao Ministério da Educação (MEC)/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os gestores de Nova União verificaram a possibilidade de liberação de recursos para equipar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Francisco de Oliveira, obra de parceria entre Município e Governo Federal, onde já foi investida a soma de 900 mil reais. No Ministério dos Esportes (ME) pleitearam a liberação de recursos de obra já executada. Trata-se da construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire, cuja parte concluída já atingiu o patamar de 75%, sem o correspondente repasse de recursos, que até o momento alcançou somente 35%.

Os mandatários de Nova União marcaram presença também na Marcha dos Prefeitos, movimento de reivindicação, principalmente para aprovação de projeto de lei que trata da distribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios brasileiros. O problema das drogas (notadamente o crack) foi abordado pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. Miriam Belchior, Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, fez uma ampla abordagem sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1 e 2). Com Ideli Salvatti, ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o assunto tratado foi acerca do Pacto Federativo e relações institucionais, principalmente entre os governos Municipais e Federal.

Em sessão solene na Câmara dos Deputados, requerida pelo deputado Lincoln Portela (PR-MG) e apoiada pelos demais partidos, Luiz Gomes e Vanderlei Moitinho assistiram a palestra proferida por Paulo Roberto Ziulkoski (Paulo Ziulkoski), presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), quando o palestrante fez relato geral das dificuldades por que passam os municípios brasileiros, seja pela carência de recursos (por assumir responsabilidades financeiras de programas criados pelo Governo Federal), como também pelas catástrofes da natureza, exemplificando com a seca que assola o Nordeste e o excesso de chuvas que atinge a Região Norte. Os compromissos na capital federal foram encerrados em reunião com a bancada de deputados e senadores de Rondônia, quando foi entregue uma pauta de reivindicações do Movimento Municipalista.

Em Porto Velho

Aproveitando a volta de Brasília na sexta-feira (18), Gomes e Moitinho participaram de audiência na Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN) com o secretário de Finanças de Rondônia, Benedito Antônio Alves, tratando da liberação do recurso de R$ 198.000,00 para iluminação do Setor 2 do Município, oportunidade em que houve o compromisso de liberação do valor solicitado. A viagem culminou com visitas ao Departamento de Estrada de Rodagem e de Transportes (DER) e Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO), para tratar da liberação de recursos de convênios em tramitação. “Somos muito gratos ao Governador Confúcio Moura por sua sensibilidade frente aos problemas dos Municípios e a consequente liberação de recursos, que tem se tornado prática constante em sua forma de governar este Estado” – observou agradecido o prefeito Luiz Gomes.

Anfrízio Santana

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia