Brasil : IFRO
Enviado por alexandre em 09/05/2012 18:14:35



Estudantes projetam foguetes para competirem em evento nacional

A pista de aeromodelismo de Porto Velho-RO foi palco nesta quarta-feira, 09, de uma competição de lançamento de foguetes projetados por alunos e professores do Câmpus Porto Velho do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Trinta equipes disputam quem lança mais distante os experimentos feitos de garrafa pet. Os melhores resultados serão enviados para a coordenação nacional, através de fotos, vídeos e um relatório.
O professor do IFRO e coordenador da competição, Tarso Leite, conta que as atividades permitem o estudante conhecer na prática as leis da física, além de outras aplicabilidades nas áreas de exatas. “Há uma melhora na pesquisa e no estudo dos alunos, principalmente nas disciplinas de exatas como matemática, física e química”, explica o professor, que ainda ressalta a importância de eventos deste porte para incentivar e o estimular a criatividade dos jovens.
A VI Mostra de Foguetes acontece em todo país e faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e ciências afins, promovendo a discussão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. As provas teóricas da XV OBA ocorrerão na próxima sexta-feira, dia 11 de maio.
Israelen Thamara (17) é aluna do Curso de Informática e faz parte de uma equipe totalmente feminina. Ela conta que com a atividade, o Instituto Federal despertou seu interesse pela pesquisa de forma prazerosa e dinâmica, estímulo que não teve em sua escola anterior. “Estamos animadas para ganhar. Tem sido uma surpresa pra mim, pois nunca tinha passado por uma experiência dessas”.
Para que os foguetes alcancem velocidade e altura é utilizado como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio (fermento). Durante a reação química, o experimento é colocado em uma base construída de madeira pelos próprios alunos e lançado.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia